ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

MPE proíbe entidade que recebe dinheiro público de contratar parentes

Aline dos Santos | 25/08/2014 11:10

O MPE (Ministério Público Estadual) recomendou à Aseadem (Associação Educacional de Atendimento ao Deficiente Mental) que não contrate e, tampouco, efetue pagamento com dinheiro público de pessoas com vínculo familiar até o terceiro grau de quaisquer dos membros da diretoria, conselho deliberativo e conselho fiscal.

De acordo com a recomendação, as pessoas que estejam nessas condições devem ser desligadas no prazo máximo de 90 dias. O documento da 49ª Promotoria de Justiça de Campo Grande é endereçado ao presidente da associação, Expedito Henrique de Melo. A entidade fica localizada no bairro Campo Novo.

O Ministério Público constatou que a Aseadem pagou o salário de Jaime Henrique Marques de Melo, filho do presidente, com verba pública de convênio, “fato que contraria o princípio da moralidade administrativa e da impessoalidade”.

Conforme a promotora Paula Volpe, o filho do presidente já deixou o cargo e o termo de rescisão contratual foi encaminhado ao MPE. “Não é como uma loja de roupas, puramente privado. A entidade não tem finalidade lucrativa e recebe verba pública”, afirma a promotora.

De acordo com ela, a recomendação é para que a situação não volte a acontecer. “Seria,em tese, favorecimentos dos familiares”, diz. Ela lembra que a contratação não foi por concurso público.

A recomendação 008/2014, publicada no Diário Oficial do MP, é desdobramento do inquérito civil 19/2013, instaurado para apurar suposta prática de contratação irregular e desvio de verba pública na Aseadem. A entidade tem prazo de dez dias para se manifestar. A reportagem tentou entrar em contato com a associação nesta segunda-feira, mas o telefone só chamou.

Nos siga no Google Notícias