ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Município prevê acordo hoje para por fim a greve que prejudicou 39,4 mil

Aline dos Santos | 01/06/2015 08:54
Greve dos médicos já dura 17 dias em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Greve dos médicos já dura 17 dias em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

A prefeitura espera pôr fim hoje à greve dos médicos, que já dura 17 dias em Campo Grande. O retorno ao trabalho estava previsto para sexta-feira. Mas, a burocracia retarda o encerramento da paralisação, que prejudicou 39,4 mil pessoas.

De acordo com o procurador-geral do município, Fábio Castro Leandro, o acordo foi formalizado no sábado e deve ser anexado hoje à ação sobre a greve que tramita no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Um dos pontos é que a prefeitura abre mão do recolhimento da multa diária de R$ 30 mil. O valor foi arbitrado em decisão determinando que a categoria encerrasse a greve. Mas, a ordem de retorno não foi acatada pelos profissionais.

Segundo a assessoria de imprensa do SindMed/MS (Sindicato dos Médicos), a paralisação acaba quando o poder público “assinar” os termos do acordo. Neste cenário, será emitido um comunicado aos profissionais para retomada das atividades. Por enquanto, permanece a escala de 30% do efetivo na rede 24 horas, com prioridade para urgência e emergência.

Na última quarta-feira, os médicos aprovaram a volta ao trabalho. A proposta de acordo prevê uma data para a concessão de reajuste salarial, principal ponto das reivindicações, que ficou para o mês de agosto, além do retorno das gratificações e o não prejuízo financeiro à categoria.

A greve dos médicos que atendem na rede municipal de Saúde começou em 6 de maio após corte de gratificações e plantões. Houve acordo para o retorno dos pagamentos e a greve foi interrompida no dia 11. Contudo, a paralisação foi retomada em 15 de maio. O sindicato informa que são 1.400 profissionais; conforme a prefeitura, são 1.200 médicos.

Nos siga no Google Notícias