ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mutirão de especialidades começa com 320 atendimentos em psiquiatria

Aline dos Santos | 18/05/2013 14:24
Projeto Fila Zero foi lançado neste sábado. (Foto: Marcos Ermínio)
Projeto Fila Zero foi lançado neste sábado. (Foto: Marcos Ermínio)

A Prefeitura de Campo Grande lançou neste sábado o programa Fila Zero, que pretende, no prazo de sete meses, pôr fim à espera de 48 mil pessoas por atendimento. Os números foram divulgados pelo secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca. Hoje, o mutirão foi de psiquiatria, com 320 consultas agendadas no CEM (Centro de Especialidade Médicas), localizado no bairro São Francisco.

Conforme o prefeito Alcides Bernal (PP), 3.303 pacientes aguardam por atendimento na psiquiatria. Segundo o coordenador do serviço de saúde mental do município, José Alaíde, a maioria dos casos é de transtorno mental leve. No mutirão, os pacientes são atendidos por 20 médicos generalistas, que atuam sob supervisão de dois psiquiatras.

Moradora no bairro Universitário, Marileide Estevão, de 44 anos, conta que espera há um ano por consulta. “A sorte é que é médico lá do posto me deu remédio”. Ela teve câncer mama e desde então tem depressão. Neste sábado também foi inaugurado o Núcleo Integrado de Psiquiatria e Saúde Mental no CEM.

Conforme dados da Prefeitura, são 426 pacientes esperando por consulta na área de oftalmologia/glaucoma, 2.579 para endocrinologia, 6.607 na área de oftalmologia geral e 4.404 para neurologia adulto e infantil.

Os mutirões nas quatro especialidades serão realizados sempre aos sábados. No dia 8 de junho, terá o mutirão de glaucoma. Em 15 de junho, de oftalmologia e endocrinologia. No dia 29 de junho, acontece o mutirão de psiquiatria. Em julho, serão realizados atendimentos de neurologia adulto e infantil (dia 6) e oftalmologia (dia 20). Em 10 de agosto, o atendimento será nas áreas de endócrino e oftalmologia. No dia 24 de agosto, mutirão de psiquiatria.

Nos siga no Google Notícias