ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

No Dia Mundial de Combate ao Diabetes aposta é na prevenção

Paula Vitorino | 14/11/2012 12:07
Professora aproveitou seriços gratuitos para refazer teste de glicemia. (Foto: Paula Vitorino)
Professora aproveitou seriços gratuitos para refazer teste de glicemia. (Foto: Paula Vitorino)

Com o objetivo de prevenir a diabetes, diversos voluntários ofereceram nesta manhã serviços gratuitos para a população, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. As atividades são em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes.

Foram oferecidos serviços de teste de glicemia, aferição da pressão e medição da circunferência da cintura. Além disso, a população recebeu orientações sobre como prevenir a doença.

“Tinha feito o exame no início do ano e deu um pouco alterado, fiquei preocupada, mas não tinha tempo de ir ao médico. Hoje aproveita para refazer o teste e estou aliviada, deu índice normal”, diz a professora Maria Eunice Dias, de 47 anos.

De acordo com a médica Sandra Gaban, o índice de pessoas com diabetes em Mato Grosso do Sul é maior que a última média nacional, que é de 7,6%. Em Campo Grande, cerca de 12% das pessoas tem a doença.

O tipo que mais atinge a população é o 2, que ocorre geralmente em pessoas acima dos 40 anos e está relacionado a maus hábitos de vida ao longo dos anos.

Para evitar, o recomendado é controlar o peso, ter alimentação saudável, com dieta equilibrada, e não ingerir bebida alcoólica e fumar.

Nesse tipo de diabetes, os sintomas podem silenciosos e por isso é recomendado o exame, principalmente, para os maiores de 45 anos.

Já no tipo 1 da doença, os sintomas são os sintomas são mais definidos: vontade de beber muita água, urinar e perda de peso. “Os sintomas são claros e ocorre geralmente entre crianças e adolescentes por conta de fator genético”, explica a médica Maria Izabel Carneiro Travi.

Nos siga no Google Notícias