A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

24/03/2012 08:39

Novo paisagismo traz o charme das orquídeas para a Afonso Pena

Wendell Reis

Após ganhar orquídeas, avenida pode receber bancos para contemplação

Mudas serão plantadas entre a 14 de Julho e a 25 de Dezembro (Foto: Simão Nogueira)Mudas serão plantadas entre a 14 de Julho e a 25 de Dezembro (Foto: Simão Nogueira)

Quem estava acostumado com a tradicional avenida Afonso Pena, dos estacionamentos, que ao mesmo tempo que facilitava a vida com os canteiros, provocava muita dor de cabeça para quem desejava trafegar sem muito transtorno, está notando uma grande diferença. As calçadas, em outras épocas sujas por fezes de pássaros, agora ganharam grama e flores.

Na manhã deste sábado (23), o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, iniciou o plantio de 360 orquídeas nas famosas árvores da avenida. Quem passar pela Afonso Pena, nos intensos congestionamentos, normais em uma cidade onde a frota de veículo não para de crescer, poderá contemplar 360 orquídeas penduradas nas centenárias árvores.

Sensível e de uma beleza que encanta, atraindo quem as colecione, a planta necessita de sombra, mas também de algum sol. Por isso, a maioria das mudas, que serão plantadas entre a Quatorze de julho e a 25 de Dezembro ficaram concentradas próximo a Praça Ari Coelho e a Prefeitura de Campo Grande.

“Tudo o que você faz tem quem gosta e quem não gosta. Mas, tenho a consciência tranqüila porque estou trabalhando junto com a comunidade. Eu ouvi aqui os conselhos regionais envolvidos nesta questão, principalmente os do Centro, comerciantes, Associação Comercial, Clube dos Dirigentes Lojistas, e entendemos que a Afonso Pena é nosso cartão postal. Então, a gente organizou os nossos canteiros centrais, botamos um verde, para fazer com que a cidade possa mostrar o que ela tem de área verde e, além disso, vamos cultivar as orquídeas, esperando que com isso a população possa reconhecer o nosso esforço de embelezar esta que é a principal avenida de nossa cidade”, declarou o prefeito ao fazer o plantio.

O prefeito conta que pode vir a instalar bancos na avenida, para receber os que gostam de contemplar o verde instalado após a mudança da cara do local. “Os bancos, penso que é uma questão que pode pensar. A gente observa muita gente sentada embaixo das árvores para poder contemplar o verde que nós colocamos e a sombra que é muito grande”.

Ao ser indagado sobre a falta de passarela entre uma quadra e outra da avenida, o prefeito justifica que não são instaladas por uma questão de segurança dos pedestres. “O que a gente tem procurado fazer é instalado passarela nos locais que são corretamente destinados para fazer a travessia, que são nas duas pontas, nas faixas e com segurança”. Satisfeito com o plantio, lembrando que o clima da Capital é bom para as orquídeas, o prefeito incentivou o plantio nos bairros.

A Afonso Pena foi projetada em formato de rua na década de 1910. Em 18 de janeiro de 1916, por iniciativa do vereador Francisco Vidal, a avenida, antes chamada de Marechal Hermes, recebeu o nome de Afonso Pena, em homenagem ao presidente que aprovou o traçado da ferrovia de Campo Grande.




Apesar de reconhecer e amar a beleza das flores, concordo que podem ser roubadas, haja vista a falta de educação e cultura , já demonstrada em tantas situações nesta cidade, como a imundície de lixo (garrafas e copos plasticos) jogados ao longo da Av. Duque de Caxias, do Aeroporto ate a Base Aérea, após os finais de semana de "muvuca" em frente ao mirante do aeroporto, é so passar e ver sujeira.
 
Silmar Herculano em 17/04/2012 10:22:58
Parabéns, prefeito Nelsinho! A beleza e qualidade de vida que temos em Campo Grande é raro de se ver em muitas das cidades brasileiras! A continuidade de uma gestão de grande sucesso tem dado essa condição à nossa morena e ornamentada cidade.
 
Káthya Lima em 28/03/2012 08:53:37
Linda iniciativa prefeito...Masss e a SAÚDE??? e o TRÂNSITO, sem comentar dos ONIBUS em péssimo estado???....
 
Sângela Lima em 25/03/2012 08:24:48
parabéns prefeito pela iniciativa, alguém tem que dar o pontapé inicial e a população se educar se quiser ter uma cidade bonita e bem cuidada, senão seria o abandono completo. A Afonso Pena está linda, quem sabe num futuro próximo teremos mais e mais avenidas bonitas como essa.
 
Sérgio Rabello de Almeida em 24/03/2012 12:43:09
E a saúde!?!?!?
Outra via de grande importancia e sempre esquecidas pelas administrações TODAS!!!
A avenida Mato Grosso, nunca lembrada.
Os comerciantes e moradores lá tbém saõ pagadores de impostos e cuidam da avenida coisa que o poder público peca.
 
Fabio Lopes de Souza em 24/03/2012 11:05:32
A Afonso Pena está muito bonita mais acredito que não por muito tempo se depender da população que não sabe cuidar do que tem,como por exemplo os que não usam a faixa de pedestre e atravessam pelo canteiro,na parte que tem o cercado pulam,ali próximo ao camelódromo o povo joga muita sujeira,quero dizer o que esperar de um povo sem educação e consciência e ainda são os primeiros a criticar...
 
Edieverson Dias em 24/03/2012 10:31:49
Parabens prefeito, a AFonso Penna esta linda, tomara que a população não saia arrancando as mudas, só assim todos poderemos usufruir das belezas das orquídeas.
 
Regina gonçalves em 24/03/2012 10:16:58
PELO MENOS OS CANTEIROS ESTAO LINDOS, MAS OQ DIZER DO TRANSITO?? OQUE ESTAO FAZENDO PARA TENTAR MELHORAR O TRAFEGO?? E OS BAIRROS??
 
CARLOS DAMASCENO em 24/03/2012 09:27:08
Parabéns prefeito Nelsinho! Campo Grande está cada vez mais linda. Infelizmente ainda perambulam pelas nossas ruas alguns vândalos que teimam em pixar os prédios e o comércio, principalmente no centro da cidade. A polícia civil deveria investigar e prender esses vândalos e a justiça determinar que os mesmos refaçam a pintura.
 
Josevaldo em 24/03/2012 08:44:00
Quero ver quanto tempo dura as orquideas ( que já roubavam os fios do prefeito agora vão pegar as orquideas alguem duvida...) gostaria que o olhar do prefeito se voltasse para a saúde pública ai sim heim! quem sabe agora em tempos de eleição...sonhar é bom né!
 
sandra lima em 24/03/2012 08:26:41
Mas tem que gente só sabe reclamar...ô pessimismo!
 
Luis Azevedo em 24/03/2012 03:14:31
A cerca de um mês plantei 3 mudas de orquideas em arvores, locais altos, em torno da praça Belmar Fidalgo, roubaram todas. Não durou nem uma semana. É a cultura do nosso povo! Gerson, levar vantagem sempre!
 
Aureo Dali em 24/03/2012 01:08:57
Contemplar as flores seria maravilhoso SE TODAS AS PESSOAS TIVESSEM SAÚDE PARA ISSO!
 
Hilda Sales em 24/03/2012 01:06:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions