ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Ônibus terão escolta no entorno de shopping contra “surfistas” e confusão

Aline dos Santos | 06/02/2016 11:15
No dia 13 de dezembro, operação da Polícia Civil abordou adolescentes no entorno do shopping. (Foto: Marcos Ermínio)
No dia 13 de dezembro, operação da Polícia Civil abordou adolescentes no entorno do shopping. (Foto: Marcos Ermínio)

Epicentro da aglomeração de adolescentes e de atos que desafiam o limite de onde começa o direito de um e termina o do outro, o entorno do Shopping Campo Grande e do Parque das Nações, em Campo Grande, terá reforço de atuação da Polícia Militar, inclusive com escolta de ônibus nos períodos mais turbulentos.

A situação foi discutida na tarde de ontem por representantes da polícia, Consórcio Guaicurus (que atua no transporte coletivo urbano), sindicato dos trabalhadores, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), direção do shopping e Guarda Municipal.

No caso dos ônibus, a escolta dos veículos com maior quantidade de passageiros deve ser até a rua Rui Barbosa. A PM também fará abordagem de passageiros. “Por conta da violência registrada nesses locais, principalmente nos finais de semana, feriados e quando são realizados eventos culturais, muitas pessoas nos procuram para reclamar da situação”, afirma o diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende Filho.

Diante do tumulto e os “surfistas” de ônibus, muitos motoristas pedem mudança na escala para não trabalharem nas linhas que atendem os locais. “Além disso, já flagramos diversas vezes jovens surfando nos ônibus, o que obriga o motorista a parar a viagem para poder acionar a polícia. Isso sem falar no risco de vida que correm os jovens que insistem nessa prática”, salienta o diretor.

O resultado da reunião foi comunicado a diversos órgãos, como Ministério Público, Juizado de Menores,  Corpo de Bombeiros, Imasul (Instituto de Meio Ambiente), que administra o Parque das Nações, e Conselho Tutelar.

Ação - No dia 13 de dezembro do ano passado, um domingo, a Polícia Civil fez operação com foco nos adolescentes. A ação teve números superlativos e polêmica: foram 250 policiais e duas mil abordagens na região central, avenida Afonso Pena e Shopping Campo Grande, o que deixou a região paralisada e trânsito engarrafado.

Na ocasião, a operação fez autuações por uso de entorpecentes, tráfico de drogas e fornecimento indevido de bebidas alcoólicas para adolescentes. Armados, os policiais abordaram os adolescentes, quer foram colocados contra a parede para a revista e fiscalização de mochilas.

Reação - A Defensoria Pública entrou com ação no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e pede o fim da “Operação Domingo”. A solicitação é de que a polícia se abstenha de promover abordagens para averiguação de documentos e consulta quanto à existência de antecedentes infracionais de adolescentes que não tenham sido apreendidos em flagrante.

A ação reque concessão de liminar para determinar que o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf, “oriente seus subordinados a não apreender adolescentes, exceto na hipótese de flagrante na prática de ato infracional, ou quando houver ordem judicial”.

Conforme a Lei 8.069/90, que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente, a privação de liberdade dos adolescentes só é possível em flagrante na prática de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada de magistrado. A Justiça ainda avalia o pedido da Defensoria Pública.

Nos siga no Google Notícias