ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Pacientes denunciam falta de remédios básicos em postos de saúde

Fernanda Mathias | 20/06/2016 10:05
Na Recromasul, medicamentos usados por renais crônicos não chegam há pelo menos 03 meses, diz a presidente, Maura. Usuários de postos também reclamam  (Foto:Alcides Neto)
Na Recromasul, medicamentos usados por renais crônicos não chegam há pelo menos 03 meses, diz a presidente, Maura. Usuários de postos também reclamam (Foto:Alcides Neto)

Usuários de unidades de saúde de Campo Grande apontam falta desde medicamentos básicos, como usados no tratamento da pressão arterial e colesterol, até outros mais específicos, como antibióticos. A reclamação é recorrente, cada vez que o assunto saúde surge em pauta.

Pelas redes sociais, a população reclama: “Não tem antibiótico em nenhum posto da rede pública”, diz um leitor do Campo Grande News no Facebook. Outro desabafa: “Não mesmo, eu gastei quase 300 (reais) de medicação e não só antibióticos não, até medicações simples estão em falta”.

Na Recromasul (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados), a informação é de que há pelo menos três meses não são repassados medicamentos retirados no local pelos cerca de 300 renais atendidos e nos postos também não há disponibilidade.

“Eu mesma estou gastando em média R$ 100,00 por mês”, diz a presidente da associação, Maura Jorge Souza Trindade. Um gasto que pesa no orçamento, a aposentadoria de apenas um salário mínimo.

Dentre os medicamentos que, segundo ela, não são encontrados nos postos estão: furosemida, sinvastatina e losartan. Complexo B e ácido fólico, que também estariam em falta,foram repostos.

O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, nega que haja falta generalizada de remédios nos postos. “Temos alguns medicamentos em falta por falta de matéria prima, alguns que foram suspensos pela Vigilância e que refletem diretamente na assistência e quando há deserto no processo licitatório”. Ivandro diz, ainda, que trata-se de “ano atípico”, em que os casos de H1N1 refletiram diretamente no estoque de medicamentos.

Nos siga no Google Notícias