ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Pais protestam na Assembleia contra fechamento de creche do TJ/MS

Aline dos Santos e Carlos Martins | 18/04/2013 12:10
Dora Albuquerque reclama de fechamento de creche. (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Dora Albuquerque reclama de fechamento de creche. (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

O fechamento da creche “Milton Malulei”, que funciona no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), levou um grupo de pais à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira. O Crei (Centro de Recreação Infantil) funciona há mais de 20 anos e vai fechar as portas em 30 de julho. O local, com capacidade para 115 crianças, atende, atualmente, 68 alunos.

“Hoje em dia, tem mais de 8 mil crianças na fila de espera por vagas nas creches. Nas particulares, o valor da mensalidade varia de R$ 700 a mil reais”, afirma a representante da associação de pais e mestres, Deisy Laura da Silva de Souza. Segundo ela, o tribunal instituiu um auxílio-creche, com valor mensal de R$ 380.

Conforme o grupo, o fechamento seria em dezembro de 2012, mas foi prorrogado a pedido dos pais. No entanto, neste ano, o berçário com capacidade para 16 bebês já foi desativado. Conforme os pais, o TJ/MS informou que está cumprindo orientação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que proíbe o tribunal de ter atividade não relacionada ao Judiciário. Outro questionamento é que o projeto atende somente Campo Grande, ferindo o princípio de isonomia dos servidores que moram no interior.

“O tribunal falou em isonomia. Mas como falar em isonomia se crianças estão sendo prejudicadas na Capital?”, questiona Dora Albuquerque. Um servidor, que pediu para não ser identificado, destacou a qualidade do ensino. “As crianças saem da creche aos 5 anos já alfabetizadas”. O filho dele está na creche desde os 8 meses. Hoje, a criança tem dois anos. Mato Grosso e Goiás querem copiar o modelo adotado no tribunal de Mato Grosso do Sul.

Garantia – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), assegurou que o local não será fechado. “Conversei com o presidente do Tribunal de Justiça e ele garantiu que não vai fechar e terá uma reforma”, afirma. Durante obra, as crianças serão deslocadas para outra creche no Parque dos Poderes.

Uma das mães, presente na sessão, questionou que garantias eles teriam que o Crei não será desativado. “A garantia é a palavra dos 24 deputados, que têm fé pública. E isso que estou dizendo está sendo gravado”, respondeu Jerson Domingos. O deputado Pedro Kemp (PT) sugeriu que a solicitação fosse feita por escrito. O presidente da Assembleia informou que vai pessoalmente ao TJ para visitar o presidente tribunal, Joenildo de Souza Chaves.

Nos siga no Google Notícias