ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Para moradores do Tiradentes, bairro está tranquilo após um mês de ocupação

Fernando da Mata | 17/01/2012 13:45

Polícia Militar ocupou a região no dia 13 de dezembro e, desde então, faz trabalho de policiamento comunitário

Rua José Nogueira Vieira, uma das principais do bairro (Foto: João Garrigó)
Rua José Nogueira Vieira, uma das principais do bairro (Foto: João Garrigó)

Pouco mais de um mês depois da ocupação da Polícia Militar no bairro Tiradentes, em Campo Grande, o clima entre os moradores é de tranquilidade.

Além da base móvel de policiamento comunitário, a PM atua na região com quatro motos, uma viatura comunitária e outra de radiopatrulha. Estrutura que dá certa segurança para a população.

O estudante Valdeir dos Santos, 27 anos, mora nas proximidades da base móvel e destacou a presença constante dos policiais. “O bairro melhorou, porque antes era uma bagunça, com motos e carros com som alto. Agora não vejo mais.”

Vítima de vários furtos, a comerciante Rosely Flávio de Macedo, de 38 anos, lembrou que, antes da ocupação, tinha muita bagunça na rua e que colocou cerca elétrica, câmeras e sistema de alarme na loja para coibir as invasões na loja. Com a presença da PM, deu até para descansar.

“Eu viajei tranquila, porque sabia que tinham policiais no bairro”, afirmou a comerciante fazendo menção às rondas rotineiras de um mês para cá.

Presença que também deixou a enfermeira Sônia Gonçalves Palmera, 29 anos, mais tranquila. “Antes eu tinha medo de assalto. Depois que a Polícia chegou no bairro, não vi mais nada”.

Além dos crimes, o que diminuiu consideravelmente foi a aglomeração de ‘maloqueiros’ nas esquinas do bairro, de acordo com a fisioterapeuta Jhenmary Kalb, 24 anos. “Agora, eu posso sair mais tranquila a noite.”

Olhar da PM - A tranquilidade não se restringe aos moradores do Tiradentes. Os agentes que trabalham no bairro demonstram que a calmaria está mais presente.

Agentes do pelotão de moto em ronda pelo bairro (Foto: João Garrigó)
Agentes do pelotão de moto em ronda pelo bairro (Foto: João Garrigó)

O soldado da PM, Ronaldo Colibaba, trabalha na base móvel e ressalta a integração com os moradores. “A população gosta de ver a polícia presente. O pessoal está direto nas ruas, os policiais ficam andando e conversando com a população.”

Para o soldado Elton Ferreira, do pelotão de moto, houve diminuição na concentração de usuários de drogas nas ruas. “O bairro está mais tranquilo, a população está aceitando bem e apoiando o trabalho.”

Balanço - Segundo a comandante do pelotão do Tiradentes, tenente Paula Nogueira, “houve diminuição no número de roubos e aumento de prisões e apreensões relacionadas ao tráfico de drogas”.

Os números confirmam a afirmação da comandante. Dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) apontam que foram registrados apenas três roubos entre os dias 13 de dezembro, primeiro dia da ocupação, e 12 de janeiro. Antes disso, entre 13 de novembro e 12 de dezembro, foram sete roubos.

Com relação ao tráfico de drogas, houve aumento de três para quatro ocorrências comparando os dois períodos. A única coisa que aumentou negativamente foi o número de furtos, de 13 para 14.

O trabalho no bairro não ficará restrito ao policiamento. De acordo com Paula Nogueira, em março, inicia o projeto ‘Bom de bola, bom na escola’, uma parceria entre a PM, a escola municipal Oliva Enciso e as famílias. “Para crianças que tendem a má conduta, serão feitas palestras e trabalho com futebol”, explicou a tenente.

Nos siga no Google Notícias