ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Pesquisa mostra adolescentes com solidão regada a bebida e cigarro

Aline dos Santos | 29/08/2016 12:06
Capital lidera ranking de estudantes que experimentaram cigarro. (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Capital lidera ranking de estudantes que experimentaram cigarro. (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

Com vontade de emagrecer, solitário, no topo do ranking dos que já fumaram e com terceiro maior percentual no consumo de bebida alcoólica. Este é o retrato dos adolescente de Campo Grande a partir de estatística do Pense 2015 (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar). Divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o levantamento foi feito com estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

Em Campo Grande, 31,7% dos escolares afirmaram que experimentaram cigarro alguma vez. Essa é a maior proporção entre as capitais brasileiras. Na comparação por Estado, Mato Grosso do Sul ficou na segunda posição neste quesito, com 27%.

A maioria compra o cigarro, cuja venda é proibida para menores de idade, no comércio. Em seguida, a opção com mais escolhida foi pedir para alguém. Campo Grande também lidera no uso de outros produtos do tabaco: 17,3%.

A Capital também aparece no topo quando se trata de sentimento de solidão (20,8% dos alunos) e perder sono por causa de preocupação (14,1%). Em relação ao corpo, Campo Grande tem a quinta maior proporção nacional dos que responderam que precisam perder peso: 30,5%. A maioria nesta situação é de meninas. Do total, 5,4% admitem consumo de remédio ou de fórmulas para emagrecer sem acompanhamento médico.

Quanto ao consumo de bebida alcoólica, 62,6% dos escolares de Campo Grande, que estudam no 9º ano, disseram que experimentaram ao menos uma vez. O resultado é o terceiro maior percentual entre as capitais. Dos entrevistados, 46,9% têm amigos que consomem bebida alcoólica. Já 43,3% relataram embriaguez.

A pesquisa ouviu 10.698 estudantes em Campo Grande e 30.265 em Mato Grosso do Sul. O Pense já foi realizado nos anos de 2009 e 2012.

Nos siga no Google Notícias