ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Polícia Civil decide neste sábado sobre proposta de reajuste de 10.23%

Aline dos Santos | 05/05/2012 08:53

Assembleia será realizada no Sinpol, em Campo Grande

A Polícia Civil faz assembleia neste sábado para avaliar a proposta de reajuste do governo do Estado. Depois de 20 dias de negociação, quatro índices de reajuste propostos e decisão judicial proibindo manifestações sob pena de multa, a tendência é que a categoria aceite o aumento de 10,23%.

O índice foi apresentado ontem pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. O governo também aceitou duas propostas do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul): a que reconhece a atuação de escrivão e investigador como técnica-jurídica e a maior participação da categoria no Conselho Superior da Polícia Civil.

De acordo com o presidente do sindicato, Alexandre Barbosa da Silva, as mudanças não têm impacto financeiro, mas na carreira. O reconhecimento como técnico-jurídico, por exemplo, permite a participação em concursos. Enquanto, a mudança de um para cinco escrivães no conselho permite influir nas principais decisões, como promoções e punições.

Segundo o presidente do Sinpol, o Conselho Superior da Polícia Civil é composto por 16 delegados, um escrivão, um perito criminal, um perito papiloscopista e um agente de polícia científica. Dos delegados, oito são eleitos. “Antes, era oito para um. Agora, será oito para cinco”, avalia.

Reajuste – A categoria queria reajuste de 25%. O governo fez quatro contrapropostas: 5%, 8%, 9,15% e, por fim, 10,23%. Conforme Alexandre Barbosa, a remuneração inicial vai passar de R$ 2.142 para R$ 2.400.

O reajuste é para investigador, escrivão, agente de polícia científica e perito papiloscopista. O sindicato representa mais de dois mil policiais.

Neste sábado, a assembleia será realizada na sede do Sinpol, em Campo Grande, a partir das 10h.

Nos siga no Google Notícias