ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Policiais civis se especializam para fazer frente à criminalidade

Carlos Martins | 13/12/2010 12:09

200 policiais civis receberam nesta segunda-feira certificados de conclusão do curso de pós-graduação em Gestão Pública.

O perito criminal Cícero Wagner Calixto dos Santos foi um dos 200 policiais que recebeu nesta segunda-feira em Campo Grande seu certificado de conclusão de pós-graduação em Gestão Pública. Assim como os demais colegas, Cícero acredita que deu mais um importante passo em busca de conhecimento e aprimoramento em sua atividade e que servirá para combater à criminalidade. “Foi uma ótima oportunidade para quem não tinha um curso de pós-graduação. Pudemos discutir os problemas da segurança pública e também propor as soluções”, destacou.

A solenidade, realizada no auditório Padre José Scampini da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), reuniu policiais, familiares e amigos, e contou com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que representou o governador André Puccinelli. Participaram do curso, ministrado nos últimos sete meses na Acadepol/MS (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), delegados, escrivães, investigadores, peritos oficiais e papiloscopistas.

Secretário Wantuir Jacini (Sejusp) entregou certificados a policiais civis que concluíram curso de pós-graduação em Gestão Pública.
Secretário Wantuir Jacini (Sejusp) entregou certificados a policiais civis que concluíram curso de pós-graduação em Gestão Pública.

Ao final do curso, cada participante deve elaborar um trabalho de conclusão voltado para a sua área, apresentando uma solução para um determinado problema levantado. A integração entre os policiais, de diferentes áreas, também foi destacada. ”O curso promove a integração entre os participantes, independentemente do cargo ou função. O curso é importante também para melhorar o atendimento à população”, salientou o perito Cícero.

Desde 2007 já foram realizados 638 cursos que abrangeram todas as especialidades da Polícia Civil (delegado, perito, perito datiloscopista, perito criminal, investigador e escrivão). “Esta capacitação é especial, porque o mundo tem avanço social e tecnológico e a criminalidade se aproveita disso. E é preciso que os policiais estejam sempre se especializando para poder dar respostas adequadas à sociedade”, disse o secretário Wantuir Jacini. Ele enfatizou, também, que à medida que os policiais aumentam o conhecimento, também aumenta a capacidade de gestão e de resolução dos problemas.

O curso, que começou em junho, teve os participantes distribuídos em cinco turmas de 40 alunos. Os policiais civis tiveram aulas de Ética e Cidadania, Gestão de Pessoas, Sistema Nacional de Segurança Pública e Legislação de Segurança Pública. “O objetivo é dar aos policiais a formação na área de gestão para quando assumir um cargo de chefia. É requisito também de ascensão para a classe especial”, explicou o perito criminal e coordenador da pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, Alberto Dias Terra.

O curso é viabilizado mediante investimentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com contrapartida do governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Nos siga no Google Notícias