ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Praças antigas e recém inauguradas não tem lixeiras para a população

Vanda Escalante | 18/06/2011 08:00
Praça não têm lixeiras na VIla Rica.
Praça não têm lixeiras na VIla Rica.

Novas ou antigas, recém inauguradas ou reformadas, grandes, pequenas, destinadas ao chamado lazer de contemplação ou à prática de exercícios físicos, não importa, a maioria das praças hoje em Campo Grande não tem lixeiras instaladas.

A manutenção desses espaços, por serem públicos, é atribuição da Prefeitura, incluindo limpeza, reparos, conservação e vigilância. Em Campo Grande, a Prefeitura divide essa atribuição com outras esferas da sociedade, estabelecendo parcerias com empresas e instituições, públicas ou privadas, por meio do Propam (Programa de Parceria Municipal).

O Propam contabiliza atualmente 91 parceiros. Para participar do programa, basta escolher a área ou praça e ser adotada e formalizar o pedido junto ao gabinete do Prefeito.

Os benefícios oferecidos consistem unicamente na oportunidade do marketing social. Em troca de cuidar e manter a praça, “o parceiro poderá fazer veiculação de publicidade própria e utilizar a área para a realização de eventos previamente autorizados”, conforme consta da página institucional do Propam no site da Prefeitura.

No último sábado (11), depois de entregar praça com quadra esportiva no bairro Moreninhas III, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) afirmou que até o final do ano serão revitalizadas 60 praças. Sobre a responsabilidade da conservação e manutenção desses espaços, o prefeito disse que espera continuar contando com as parcerias e o trabalho voluntário da comunidade.

Vila Célia - A Praça Profª Maria Luísa Widal Borges Daniel, na confluência das ruas Sergipe e Amazonas com a Ceará, onde funciona a feira da Vila Célia, está incluída no Propam desde 2007. Quem adotou a praça foi a empresa Real H Nutrição e Saúde Animal, cuja sede fica bem na frente da praça.

De acordo com a empresa, todo o custo de manutenção da praça vem de um programa de coleta seletiva de lixo e venda do material reciclável. Os recursos gerados por esse programa são destinados 50% para a manutenção da praça e 50% para a premiação dos funcionários que atuam no próprio programa.

A preocupação ambiental está refletida no cuidado com a praça que, diferente da maioria, está fartamente equipada com lixeiras especiais para a coleta seletiva do lixo.

No Coophafé, outra praça sem lixeiras.
No Coophafé, outra praça sem lixeiras.
Praça na Ceará, mantida por empresa, tem até lixeira para reciclagem.
Praça na Ceará, mantida por empresa, tem até lixeira para reciclagem.

Vila Rica - Localizada no bairro vizinho, a Praça da Vila Rica não teve a sorte de ser adotada. A grama aparada mostra que passou por ali o mutirão de limpeza realizado há poucos dias pela Prefeitura. Mas não há lixeiras. “As lixeiras fazem falta, mas não adianta ter lixeira se as pessoas são mal educadas”, comenta o aposentado José Scarabel, 79 anos, morador da vizinhança.

Giocondo Orsi - Inaugurada domingo passado (12), a ampliação da praça do bairro Giocondo Orsi destina-se, de acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura, ao “lazer contemplativo”. Para os moradores, a urbanização do espaço foi uma conquista, pois já era um reivindicação de anos.

Junto à praça existe o Ceinf (Centro de Educação Infantil) Paulo Siufi, que utiliza o local para o lazer das crianças. A dificuldade das professoras é descartar o lixo, como restos ou embalagens de lanche e cascas de frutas. “Quando fazem o projeto, já deveriam incluir as lixeiras, porque faz falta”, comenta a educadora infantil Silvia Durben.

A também educadora Maria das Dores Silva Primo conta que costuma passear com as crianças na praça há cerca de quatro anos. “A gente sempre traz uma sacolinha e ensina as crianças que não pode deixar lixo no chão, mas o ideal era que tivesse lixeiras”, concorda.

Para Dorvalina Vieira, de 74 anos, que mora no bairro há nove anos, ver a praça inaugurada “é um sonho”. Ela e a irmã, Olga Vieira, de 75 anos, que mora em Dourados, concordam que o espaço ficou muito bonito. “Sinto até inveja”, brinca Olga, dividindo com a irmã o encanto com a nova praça.

As duas senhoras comentaram a inauguração da praça e elogiaram a obra da prefeitura, e confessam que tinham reparado que não há lixeiras. Mas não critica. Ao contrário, dizem ter certeza de que esse defeito será corrigido em breve. “É porque ainda não está terminado, ainda está faltando fazer algumas coisas. Realmente faz falta, mas tenho certeza que vão colocar as lixeiras”, garante Dorvalina.

Prefeitura - O Campo Grande News procurou a Prefeitura para perguntar por que razão não são instaladas lixeiras nas praças, mas a assessoria de comunicação não retornou as ligações.

Nos siga no Google Notícias