ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Prefeitura lança amanhã primeira parte das obras do Reviva Centro

Prefeito vai lançar a obra, a partir das 9h, no cruzamento entre as ruas 14 de julho e Fernando Correa da Costa

Leonardo Rocha e Miriam Machado | 14/05/2018 12:38
Maquete do projeto Reviva Centro (Foto: Divulgação)
Maquete do projeto Reviva Centro (Foto: Divulgação)

As obras do programa “Reviva Centro” começam amanhã (15), logo após o lançamento oficial que será feito pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), a partir das 9h, no cruzamento entre as ruas 14 de Julho e avenida Fernando Corrêa da Costa. Este inclusive é o primeiro trecho onde vão começar os trabalhos.

De acordo com a a coordenadora da Central de Programas e Projetos Especiais, Catiana Sabadin, a empresa responsável pela obra - Engepar Engenharia – já iria começar os trabalhos logo depois da solenidade e que o primeiro trecho será justamente a partir do cruzamento das ruas 14 de julho e Fernando Corrêa da Costa, seguindo até a Avenida Mato Grosso.

A coordenadora ponderou que haverá as devidas adaptações no trânsito, para que a obra seja realizada, com um plano organizado para desvios, que não possam atrapalhar os motoristas e comerciantes locais. “Tudo estará bem sinalizado para facilitar o fluxo do trânsito”, disse Sabadin.

Trecho - Este será o primeiro trecho a ser executado, as demais fases do programa estão em fase de elaboração de projeto, para depois serem licitados pelo município. Para viabilizar o “Reviva Centro”, que trata da revitalização da área central da cidade, foi feito um empréstimo de 56 milhões junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Segundo a prefeitura, a intenção do programa é desenvolver a região central da cidade, com investimentos em arborização, segurança, melhoria do tráfego e confortabilidade para usuários, motoristas, comerciantes ou moradores, para que todo o local fique mais “atrativo” para novos investidores, além de “resgatar a cultura e patrimônio” da cidade.

O projeto compreende na intervenção urbana em uma extensão de 1,4 mil metros, tendo a redução da faixa de rolamento, ampliação de calçadas, conversão das redes aéreas para subterrâneas e a implantação de paisagismo no passeio público. A previsão de término das obras é de dois anos, com investimento estimado em R$ 50 milhões.

Trecho da rua 14 de Julho onde vai ser feito as obras (Foto: Marina Pacheco)
Trecho da rua 14 de Julho onde vai ser feito as obras (Foto: Marina Pacheco)

Comerciantes - O gerente de loja ed calçados, Marcos Antônio Borges, disse que ainda tem dúvidas em relação ao projeto, sobre como vão ser feitas as obras e se podem atrapalhar o comércio local. "Não sabemos se vão fechar as ruas, se teremos que fazer adaptações, mas esta revitalização é muito importante".

Já a vendedora Wélida Marques também quer mais detalhes sobre o funcionamento das lojas ao redor e se eles podem perder vendas, durante os trabalhos. "Temos estas dúvidas, mas sabemos que todo o projeto será bom para o centro".

A costureira Antônia Campos, de 52 anos, que gosta de fazer compras na área central, disse que as mudanças vão melhorar tanto aos comerciantes, como aos clientes. "Em datas festivas o movimento é muito grande, precisa de adequações nas ruas para que não fique difícil para todos".

Concorrência – A empresa Engepar Engenharia vai conduzir a obra, depois de vencer a concorrência, apresentando o valor de R$ 49.238.507,65. Os demais adversários foram desqualificados da disputa.

De acordo com a Central de Licitação, o Consórcio Reviva Centro, composto por três empresas, foi desclassificado por não apresentar proposta completa. Já a empresa Grillo & Werneck Projetos e Consultoria apresentou proposta em modalidade diferente ao que foi solicitado.

Nos siga no Google Notícias