ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeitura vai à Justiça para pedir reabertura imediata do PAM do HU

Aliny Mary Dias | 07/08/2013 11:30
Pronto-socorro foi fechado por tempo indeterminado (Foto: Aliny Mary Dias)
Pronto-socorro foi fechado por tempo indeterminado (Foto: Aliny Mary Dias)

Uma ação judicial para reabertura do PAM (Pronto Atendimento Médico) do HU (Hospital Universitário) deve ser protocolada ainda hoje (7) pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A decisão foi tomada após uma reunião realizada durante a manhã entre o secretário de saúde, Ivandro Corrêa Fonseca e o Conselho Municipal de Saúde. A medida deve acirrar a disputa entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

O procurador-geral do município, Luiz Carlos Santinni, disse que a ação pede a reabertura imediata do pronto-socorro do hospital já que o relatório da Vigilância Sanitária Estadual não seria o suficiente para fechar o setor. “O relatório da vigilância é exatamente igual ao apresentado em 2011 e nada foi feito. Nenhuma atitude foi tomada e se o PAM não foi fechado antes, não poderia ser fechado agora”, afirma Santinni.

Outro documento que será apresentado pela secretaria é um parecer do TCU (Tribunal de Constas da União) emitido no ano passado que exigia a atitude da prefeitura com relação a cerca de R$ 1 bilhão repassado pelo Ministério da Saúde.
Sem previsão de data para o julgamento da ação, o procurador acredita que a ordem judicial para reabertura da unidade seja expedida o mais breve possível.

A presidente da mesa diretoria do Conselho Municipal de Saúde, Giane Grança Alvarez, afirma que a atitude da entidade será seguir a definição da secretaria de saúde. “Nós deliberamos que iremos solicitar a reabertura do PAM do HU, também iremos pedir um parecer da vigilância”, afirma.

Outro assunto discutido na reunião foi a abertura de dois leitos do CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Campo Grande e a abertura do PAM da unidade.

Fechado - O pronto-socorro do HU foi interditado no último dia 29 de julho por tempo indeterminado. Segundo o hospital informou na época, o motivo da interdição foi uma séria de problemas estruturais constatados pela equipe da vigilância sanitária.

Em nota, a unidade informou que "a direção reitera o compromisso de todos com os pacientes e afirma que todas as medidas serão tomadas para que o atendimento e os serviços do Hospital sejam aprimorados dia-a-dia o mais rapidamente possível".

Nos siga no Google Notícias