ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Primeiro júri digital do País gera economia de 2,1 mil folhas de papel

Nadyenka Castro | 02/09/2011 11:00

Julgamento é de processo com 301 páginas que agora estão digitalizadas. Em vez de receberem a papelada, jurados têm nas mãos um notebook

Cada um dos jurados recebeu um notebook. Informações também eram mostradas no projetor. (Foto: João Garrigó)
Cada um dos jurados recebeu um notebook. Informações também eram mostradas no projetor. (Foto: João Garrigó)

Realizado nesta sexta-feira no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, o primeiro júri popular totalmente digital do País já começa com saldo positivo: economia de pelo menos 2,1 mil páginas de papel.

“Como o processo tem 301 páginas e cada jurado recebe uma cópia você multiplica por sete a economia com o papel”, disse o juiz responsável pela iniciativa inédita no Brasil, Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri. Há ações penais bem maiores do que esta em pauta hoje, a qual dá início aos júris digitais.

O magistrado lembra ainda que com a digitalização das informações há também menos gastos com energia, tinta e ainda menos dano ambiental, pois as folhas iriam, em algum momento, parar no lixo.

Além disso, em vez de ser levado ao plenário pilhas de papel, vão apenas os equipamentos: sete para os jurados (um para cada) e os utilizados pela equipe do cartório. Advogados e promotores de Justiça levam os seus notebooks particulares.

Segundo Aluízio, o investimento do Poder Judiciário foi entre R$ 7 e R$ 8 mil. Além de ler o processo pelo notebook, o júri popular também tem a disposição o projetor de imagens.

O magistrado explica que na hora de selecionar as pessoas que vão compor o Conselho de Sentença é verificado se a mesma tem algum de conhecimento em informática. Servidores do judiciário ficam à disposição em caso de algum problema técnico, como aconteceu nesta manhã com um dos equipamentos.

Aluízio explica que o júri de hoje “ é o ponta pé inicial” e onde serão verificadas as falhas. O promotor de Justiça Douglas Oldegardo, explica que o MPE (Ministério Público Estadual) já utilizava os recursos audiovisuais e considera uma boa iniciativa do judiciário.

Para ele, a questão agora é não desviar o foco da questão. “O júri tem coisas a mais do que somente a tecnologia”, disse referindo a todos os ‘atos’ que são realizados no júri popular, como as explanações da defesa e da acusação, essenciais para o veredito do Conselho de Sentença.

Conforme o andamento do júri, as informação vão sendo disponibilizadas na internet, através do site do Tribunal de Justiça. A sentença, após lida em plenário, é disponibilizada na rede mundial de computadores.

A diferença entre o júri virtual e o digital, é que neste último todas as partes estão presentes no mesmo local e as informações disponibilizadas em computador.

Julgamento- É julgado nesta sexta-feira Denner Souza Ruiz, acusado do assassinato de Rafael Silva de Almeida, 22 anos, no dia 9 de janeiro deste ano, no bairro Coronel Antonino.

Em interrogatório, ele confessou o assassinato, mas disse que o fez porque pensou que seria morto por Rafael, com quem tinha desavenças.

Denner declarou que era ameaçado de morte por Rafael e quando o viu com a mão no bolso, pensou que a vítima iria atirar e por isso fez o disparo.”Não foi intenção de matar. Foi intenção medo”, falou o réu.

Cada jurado com um notebook. Funcionários do Judiciário e MPE também. (Foto: João Garrigó)
Cada jurado com um notebook. Funcionários do Judiciário e MPE também. (Foto: João Garrigó)
Denner confessou que matou Rafael com um tiro. (Foto: João Garrigó)
Denner confessou que matou Rafael com um tiro. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias