ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Projeto de revitalização de avenida sofre 3ª mudança e não sai do papel

Flávia Lima | 05/02/2015 16:10
Prefeitura fez apenas obras de contenção emergenciais para conter desbarrancamento da via. (Foto:Arquivo Campo Grande News/Marcelo Calazans)
Prefeitura fez apenas obras de contenção emergenciais para conter desbarrancamento da via. (Foto:Arquivo Campo Grande News/Marcelo Calazans)

A prefeitura de Campo Grande continua aguardando a aprovação de licitação junto a Caixa Econômica Federal para finalmente dar início ao projeto que prevê a revitalização da Avenida Ernesto Geisel. Orçada em R$ 67 milhões, a obra visa revitalizar as margens do Rio Anhandui, entre o Shopping Norte Sul Plaza e o Conjunto Aero Rancho, colocando fim aos problemas de enchentes que castigam a região.

Segundo a secretária-adjunta de Infraestrutura Transporte Obras e Habitação, Kátia Castilho, a prefeitura já entregou o terceiro projeto de readequação das obras da via à Caixa Econômica, que havia prometido uma resposta até semana passada, no entanto não houve qualquer contato do banco.

Kátia explica que ainda há a possibilidade do banco pedir um quarto projeto de readequação. “O que ocorre é que a Caixa é muito exigente com esses detalhes, mas acredito que agora está tudo certo”, ressalta.

Ela explica que como o projeto está há mais de três anos no papel, muitos fatores contribuíram com a mudança da realidade da região que passará pela revitalização. Um deles são os constantes desbarrancamentos que ocorreram devido às chuvas. Como é necessário trocar o tipo de material utilizado na obra, os valores também acabam ficando defasados. “Tudo isso acarreta em uma mudança estrutural da obra que precisa ser relatada à Caixa. Quando tem um desbarrancamento, há mudanças nas metragens, é preciso fazer outras medições. Inclusive o tipo de material utilizado na contenção sofre alteração”, diz.

Até o momento, a prefeitura finalizou as obras de recuperação da mureta que segura a margem da avenida que cedeu devido às chuvas do início do ano. Em entrevista ao Campo Grande News, semana passada, o titular da Seinthra, Valtemir Alves de Brito, disse que as obras de contenção eram uma medida paliativa e que a prefeitura só conseguirá sanar de fato o problema após a liberação do projeto.

Conforme o secretário, o projeto contempla a criação de uma pista de caminhada e uma ciclovia, dispostas no canteiro central da avenida, do trecho que vai do bairro Jockey Clube até o Aero Rancho. No sábado o secretário afirmou que a via continuaria interditada parcialmente na terceira faixa do lado esquerdo da avenida, sentido centro/bairro, onde foram feitas as obras de contenção e recuperação da mureta. A interdição seria mantida devido as obras de revitalização, porém a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) já liberou o trecho.

Nos siga no Google Notícias