ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prontomed anuncia a médicos fechamento do setor de pediatria

Aline dos Santos | 03/02/2012 11:40

A oferta de atendimento em Campo Grande vai ficar ainda mais precária a partir deste mês

Porta de entrada da Santa Casa, Prontomed é referência de atendimento em pediatria. (Foto: Marlon Ganassin)
Porta de entrada da Santa Casa, Prontomed é referência de atendimento em pediatria. (Foto: Marlon Ganassin)

A oferta de atendimento de pediatria em Campo Grande vai ficar ainda mais precária a partir deste mês. Ontem, o Prontomed – que faz atendimento particular e de planos de saúde na Santa Casa – anunciou aos oito médicos do setor que a pediatria será fechada no fim de fevereiro.

De acordo com João Batista Botelho, da direção do Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), o fim dos atendimentos foi uma medida de contenção de gastos.

Por dia, até 50 pacientes passavam pelo setor. Dos oito médicos, a metade foi demitida e os outros quatro terão os horários remanejados, pois também trabalham em outras áreas do hospital.

Com o fechamento da pediatria no Prontomed, somente o Hospital da Criança e o São Lucas, que já convivem com a superlotação, vão oferecer atendimentos às crianças pelo plano de saúde. Em 2010, foi o hospital El Kadri que fechou o setor de pediatria. Na rede pública, os pais sofrem com a falta de pediatras, principalmente aos fins de semana.

De acordo com João Botelho, o sindicato não vai tomar nenhuma medida contra a decisão do Prontomed. “Não é um caso de demissão em massa. Mas vamos ficar atentos se houver terceirização ou contratação sem carteira assinada”, enfatiza.

Conforme a assessoria de imprensa da Santa Casa, não há nenhum médico cumprindo aviso- prévio.

Comércio – Presidente da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul, o médico Alberto Cubel salienta que dos três hospitais que atende crianças pelos planos de saúde em Campo Grande, o Prontomed é o único que tem CTI (Centro de Terapia Intensiva).

“O Hospital da Criança e o São Lucas são de pronto-atendimento. Ou seja, uma febre, uma gripe. Mas o Prontomed é a referência para urgência e emergência, por ser entrada da Santa Casa”, afirma.

Cubel afirma que está na torcida para que os grandes planos de saúde e o Prontomed façam um acordo. “O que mais me preocupa é o fato do gestor falar que é um serviço que não dá lucro. Como se saúde fosse um comércio”, lamenta.

Conforme o presidente da Sociedade de Pediatria, Campo Grande tem 295 pediatras com registro ativo no Conselho de Medicina. O cálculo é de 20 pediatras para cada cem mil habitantes. Desta forma, seriam necessários 160 médicos. “Falar que não tem pediatra em Campo Grande é conversa fiada, para boi dormir”, afirma.

De acordo com Cubel, a questão salarial e a falta de estrutura afastam os profissionais da rede pública de saúde.

Nos siga no Google Notícias