ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Quatro agências do Itaú paralisam atendimento nesta segunda-feira

Francisco Júnior e Aliny Mary Dias | 27/05/2013 12:03
Quatro agências não terão atendimento hoje. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Quatro agências não terão atendimento hoje. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Secretário do sindicato informa que paralisação é nacional. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Secretário do sindicato informa que paralisação é nacional. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Quatro agências do banco Itaú de Campo Grande não terão atendimento ao público nesta segunda-feira (27). A manifestação é dos funcionários e faz parte das decisões tomadas no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, ocorrido em abril, em Embu das Artes, interior de São Paulo. O protesto é nacional.

As agências que estão com atendimentos paralisados são duas na Rua Cândido Mariano, uma na Rua Barão do Rio Branco e a outra na Avenida Afonso Pena, próxima a rua 13 de Maio, no centro.

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região estão percorreram as agências do Itaú no centro da cidade durante a manhã, distribuindo panfletos sobre o horário estendido com mais contratações.

De acordo com o sindicato, a manifestação se baseia em anseios dos funcionários no banco: respeito à jornada de trabalho, pelo fim das demissões e mais contratações e contra o horário estendido sem aumento do quadro funcional, e também devido a minuta específica que foi entregue dia 15 de maio pela COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú/Contraf-CUT e até a data de hoje a direção do Itaú não marcou a agenda de negociação.

“Essa é a única maneira de chamar atenção do banco, só parando o atendimento”, afirma Edvaldo Barros, bancário e secretário geral do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região.

Conforme o sindicato, o problema maior é com relação aos horários diferenciados em centenas de agências por todo país. “Estenderam o horário de trabalho das 8 das até às 18 horas. Isso gerou sobrecarga de trabalho”, relata o sindicalista.

Dados do sindicato apontam que o Itaú é o banco que mais demitiu no Brasil em 2012. A instituição fechou 7.935 postos de trabalho, uma redução de 8,08% de seu quadro funcional. Desde março de 2011, já são 13.699 empregos a menos. Enquanto isso, o lucro líquido recorrente do Itaú atingiu R$ 14.043 bilhões em 2012. Esse foi o segundo maior lucro de um banco no país. O maior foi o resultado do próprio Itaú em 2011, quando bateu R$ 14.640 bilhões.

As agências que estão funcionando normalmente são a avenida Bandeirantes, avenida Eduardo Elias Zahran, avenida Júlio de Castilhos, avenida Coronel Antonino e avenida Afonso Pena, próximo a Prefeitura.

Nos siga no Google Notícias