ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Referência em ortopedia, Santa Casa passa tarde sem especialistas

Nadyenka Castro e Paula Maciulevicius | 13/10/2011 19:01

São dois médicos ortopedistas por plantão no maior hospital de Mato Grosso do Sul: um está de férias e o outro em licença médica

Leonardo foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Com fraturas, foi levado para a Santa Casa. (Foto: Edmir Conceição)
Leonardo foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Com fraturas, foi levado para a Santa Casa. (Foto: Edmir Conceição)

Referência em ortopedia, o maior hospital de Mato Grosso do Sul, a Santa Casa de Campo Grande, passou a tarde desta quinta-feira sem médicos especialistas em traumas.

De acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), responsável pela regulação de pacientes em estado de urgência, pessoas que precisaram de atendimento em ortopedia foram encaminhadas para postos de saúde e para o Hospital Universitário, conforme a gravidade do caso.

A reportagem do Campo Grande News apurou que não teve especialista em ortopedia nesta tarde porque um dos dois responsáveis pelo plantão está em férias e o outro em licença médica. Este último sofreu um infarto na semana passada e está internado no Proncor.

Outros médicos foram chamados, mas, conforme apurado pela reportagem, não aceitaram porque todos já têm compromissos profissionais em outros locais e ficariam ainda mais sobrecarregados.

Médico no CEM (Centro de Especialidades Médicas), da Prefeitura, Aldo Damásio, é um dos ortopedistas que foi chamado para atender esta tarde na Santa Casa. “Até me ligaram para atender lá. Mas tinha que atender aqui”, disse.

Apesar de o Samu afirmar que pessoas com suspeitas de trauma, que deveriam ser encaminhadas à Santa Casa, estão sendo levadas para outras unidades de saúde, Leonardo Galdino dos Santos, 49 anos, foi para o hospital.

Leonardo conduzia uma Twister e colidiu com uma Kombi no bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo. Como resultado do acidente, teve fratura exposta no pé direito e ferimentos no tornozelo.

Até às 19 horas Leonardo estava no raio-x. Ele será atendido por médico especialista assim que o próximo plantonista assumir o trabalho.

Nos siga no Google Notícias