ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Reforma administrativa de Marquinhos cria subprefeituras em dois distritos

Aline dos Santos | 04/01/2017 10:25
Rochedinho fica a 24 quilômetros de Campo Grande. (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Rochedinho fica a 24 quilômetros de Campo Grande. (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

A reforma administrativa da prefeitura de Campo Grande inclui a implantação de duas subprefeituras: Anhanduí e Rochedinho, que são distritos do município. As subprefeituras foram listadas pelo Poder Executivo como órgãos da administração direta. 

De acordo com a Lei 5.793, sancionada hoje pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), as subprefeituras, vinculadas diretamente ao prefeito, terão competências como: supervisão, controle e acompanhamento da execução de ações locais de programas aprovados pelo prefeito; encaminhamento aos órgãos municipais, de acordo com as respectivas áreas de atuação, de demandas identificadas com os interesses dos munícipes residentes no distrito; e manutenção de mecanismos para facilitar o acesso e imprimir transparência aos serviços públicos locais. Conforme a lei, as subsecretarias serão dirigidas por diretor executivo (símbolo DCA-1).

Contudo, o nome do cargo é de subprefeito. No caso de Anhanduí, o escolhido foi Ernesto Francisco dos Santos. A nomeação dele foi publicada hoje no Diário Oficial de Campo Grande, com efeito a partir de primeiro de janeiro. Conhecido como professor Ernesto, o subprefeito foi candidato a vereador pelo PSD nas Eleições 2016.

Distritos – Anhanduí foi criado em 17 de novembro de 1948 pela Lei 1.131. Atualmente, a região tem aproximadamente 5 mil habitantes nas zonas urbana e rural. A principal atividade econômica é a agropecuária. Ao longo da BR-163, pequenos produtores rurais comercializam produtos como pimenta, doces caseiros e objetos artesanais.

Rochedinho fica a 24 quilômetros de Campo Grande e conforme os últimos dados oficiais, divulgados no Censo 2010, são 1.093 moradores e 404 casas.

Reforma – A nova gestão municipal criou Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; a Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência; Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social; e as subsecretarias de Defesa dos Direitos Humanos, de Políticas para a Mulher, de Políticas para a Juventude e de Proteção e Defesa do Consumidor.

No novo formato, foram extintas a Secretaria Municipal de Receita, de Políticas para a Mulher, da Juventude e de Segurança Pública; a autarquia Agência Municipal de Serviços de Saúde; e a Fundação Municipal de Cultura.

Já a Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle) foi transformada na Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento. O IMTI (Instituto Municipal da Tecnologia da Informação) passou a ser Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação.

O Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) foi transformado na Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

Nos siga no Google Notícias