ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Reitora da UFMS quer se esquivar de responsabilidades do HU, afirma sindicato

Bruno Chaves | 10/07/2013 07:25

Não bastassem virar alvo da CPI da Câmara, após denúncias de envolvimento na Máfia da Saúde, a participação da professora Celia Maria da Silva, reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) também é questionada pelo Sista-MS (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado). Para a entidade, ela quer se esquivar das responsabilidades sobre as irregularidades no hospital-escola, denunciadas pela “Operação Sangue Frio” da Polícia Federal.

“A gestão de Célia está sendo uma decepção. Percebe-se que ela não tem controle de nada. Enquanto reitora, participar de uma acareação pública foi ridículo. Não é papel de uma pessoa do cargo dela”, disse o coordenador geral do Sista-MS, Lucivaldo Alves dos Santos.

Ao dizer essas afirmações, Lucivaldo se referia ao confrontamento dos depoimentos de Celia Maria e do o ex-diretor do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, na CPI da Saúde da Câmara Municipal, realizada na última quinta-feira (4).

A acareação entre os dois virou um jogo de empurra. Um passava para o outro as responsabilidades das decisões no HU. Uma dessas decisões, por exemplo, terminou com a recusa de um acelerador linear para o tratamento de pacientes com câncer.

Lucivaldo contou ao Campo Grande News que Celia garantiu ao sindicato que não nomeou José Carlos Dorsa. “Ela disse que a nomeação era do João Ricardo [vice-reitor]. Ela tirou a responsabilidade dela e jogou para ele. Disse que a culpa era do João Ricardo, sendo que ela que assina os papéis”, afirmou.

De acordo com Celia, o ex-diretor do HU tinha autonomia para gerenciar o hospital-escola como bem entendesse. Essa informação também foi contestada pelo sindicato. “O HU é um hospital-escola. Todas as decisões passam pela reitora. O Ministério da Saúde, por exemplo, só mantém um convênio com a parte de atendimento, exames e internações do SUS (Sistema Único de Saúde)”, diz Lucivaldo.

O coordenador do sindicato ainda afirmou que é o Ministério da Educação que mantém a maior parte das despesas do HU, como, por exemplo, o pagamento da folha de mais de mil funcionários administrativos e da área da saúde. “Cerca de 400 funcionários terceirizados recebem pelo SUS, o restante é pelo Ministério da Educação”, conta.

Sucessão de Erros – Para o sindicato, uma sucessão de erros fez com que o HU aparecesse “nas páginas policiais” por causa de desvios de dinheiro e de verba pública. Segundo Lucivaldo, esses erros começaram pelas nomeações. “A nomeação da Celia foi um erro. A nomeação do Dorsa, outro erro. Foi uma sequência de erros”, disse.

Celia Maria foi reconduzida ao cargo de reitora da Universidade UFMS em 2012. Ela ocupará a mesma função até 2016. A nomeação dela foi publicada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, em outubro do ano passado.

José Carlos Dorsa dirigiu o HU por três anos, de 2009 a 2012. Antes dele, o hospital era gerido pelo cardiologista Gualberto Nogueira, que ficou à frente da instituição por seis anos, entre 1992 e 1996 e de 2007 a 2009.

A UFMS é a maior entidade de ensino de Mato Grosso do Sul e conta com orçamento anual de R$ 317 milhões. Cerca de 19 mil acadêmicos, 2 mil técnicos e 1 professores atuam na universidade.

Nos siga no Google Notícias