ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Revoltado com a "época" das chuvas, morador não paga IPTU há seis anos

Filipe Prado | 23/11/2013 10:55
Maria Elza mostra as marcas das enxurradas (Foto: Cléber Gellio)
Maria Elza mostra as marcas das enxurradas (Foto: Cléber Gellio)

O Bairro Coophatrabalho já é famoso pelas reclamações ligadas às chuvas. Os moradores estão tão acostumados com as situações das enchentes, que já preparam as suas casas para receberem a enxurrada a cada chuva de setembro a fevereiro. Outros não pagam o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para mostrar a indignação com os alagamentos. Outro problema é a falta de um sistema de drenagem eficiente para receber as águas pluviais. 

Francisca Pereira de Lima, 63 anos, relata que a chuva sempre entra na residência. “A água chega aqui na varanda, ainda bem que ela é alta e nunca entrou dentro de casa”, comenta. 

Outros moradores já se preparam toda a vez que percebem as nuvens carregadas. “Há mais de 30 anos que passo por essa situação, quando vejo que vai chover já começo a ficar atenta. (No sábado passado) mesmo eu tirei a proteção das bocas de lobo, que ficam aqui na rua, para que a água pudesse escoar mais rápido”, explica Maria do Carmo Marques de Lima, 56.

Ela conta que por conta da chuva do dia 11, ela dormiu depois da zero hora, ajudando a obstruir a passagem da água. “Eu e meu filho ficamos limpando a rua, tirando o lixo dos bueiros, para que a água pudesse escoar e não entrar nas casas”, comenta Maria do Carmo.

A aposentada Maria Elza Vera, 63, preparou toda a casa dela para “receber” a chuva. “Fechei o portão pra água não entrar, fiz vários pontos de escoamento pela casa. Já perdi muita coisa porque entrou água aqui em casa, como fogão, geladeira, sofá”.

Eles relatam que há sempre uma época determinada para que aconteçam as chuvas fortes. “Todo o ano de setembro a fevereiro nós temos que ficar espertos”, relata Maria Elza.

Na rua Tipuana, onde Maria Elza mora, alguns moradores deixaram de pagar o IPTU, para que a prefeitura resolva a situação deles. “Estou há seis anos sem pagar o IPTU, outros moradores do bairro também. Tenho até causa na justiça, para que resolvam este problema da nossa rua, pois toda vez que chove forte acontece isso”, reclama.

Maria do Carmo tira a proteção dos bueiros para que a água possa escorrer mais rápido (Foto: Cléber Gellio)
Maria do Carmo tira a proteção dos bueiros para que a água possa escorrer mais rápido (Foto: Cléber Gellio)
Nos siga no Google Notícias