ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Santa Casa está com 12 leitos de CTI inativos por falta de planejamento

Ítalo Milhomem | 26/05/2011 11:00

A Santa Casa de Campo Grande está com 12 leitos de CTI (Centro de Tratamento Intensivo) desativados por conta da falta de planejamento da direção do hospital na reforma do centro cirúrgico cardíaco e CTI III.

Segundo a presidente do Sindicato de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Helena Delgado, com a obra no centro cirúrgico seis pacientes do pós-operatório estão ocupando vagas do CTI Geral.

Outro ponto revelado por Helena é que as reformas do CTI III já foram concluídas, porém ainda não foi reativado nenhum dos seis leitos de tratamento intensivo.

“O hospital não se preparou para reformas e acabou prejudicando a população com o fechamento de leitos. O CTI III por mim já estaria ativado, mas eles (administração) não informam o motivo porque ele esta fechado, falam que é por falta de pessoal”, argumenta Helena.

Santa Casa casa vive com falta de leitos e pronto socorro vira CTI

Na última quarta-feira (25), sete pessoas em estado grave aguardavam na fila de uma vaga na CTI (Centro de Tratamento Intensivo) na Santa Casa de Campo Grande. Entre eles, o jovem Paulo Sérgio da Silva, de 25 anos, que faleceu no início da tarde de ontem (25), após ser baleado com dois tiros na cabeça em um bar na noite do dia 22 no bairro Taveirópoli, na Capital.

O jovem ficou por 18 horas na emergência do pronto socorro da Santa Casa recebendo oxigênio por pulsação manual por falta de aparelhos. Há apenas um único respirador mecânico para atender a sala de emergência do Pronto Socorro do Hospital.

Com todos os 21 leitos adultos do CTI Geral ocupados, os pacientes mais graves seis pacientes aguardavam vagas no respirador, dois com máscaras de oxigênio e um com respirador mecânico, conhecido como “ambu”, além outros três que estavam em observação. Todos recebiam os cuidados intensivos ainda na sala de emergência do pronto-socorro.

De acordo com assessoria da Santa Casa, até esta quarta-feira, 25 pessoas estavam espalhadas pela Santa Casa esperando uma vaga no CTI.

A sala de pós-operatório está com seis leitos a menos por conta da reforma do CTI Cardíaco, que tem outros oito leitos também inativos por conta da reforma.

A assessoria informou o pecuarista Antônio Moraes doou R$ 2 milhões para ampliação do número leitos no CTI Geral e para reativação da sala de transplante de coração, e que após as reformas os leitos inativos serão reativados.

O jovem Paulo Sérgio da Silva, que sofreu na fila de espera de uma vaga na CTI e que faleceu ontem (25) na Santa Casa está sendo velado Pró-Vida, localizado na avenida Bandeirantes, entre a rua 26 de agosto e avenida Afonso Pena. O corpo será enterrado no cemitério Memorial Parque, às 16 horas.

Nos siga no Google Notícias