ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Saúde implementa ambulatório para atender transexuais no HU

Quem for ao local poderá fazer tratamento hormonal

Yarima Mecchi | 10/11/2016 08:30

Transexuais poderão fazer tratamento hormonal no HU (Hospital Universitário) e futuramente até procedimentos cirúrgicos. Um ambulatório transexualizador, utilizado para dar assistência e tratamento hormonal e psicológico para pessoas que desejam fazer a mudança de sexo, está sendo implantado para atender a demanda do Estado.

O médico chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da unidade, Ricardo dos Santos Gomes, explica em nota que o local será destinado a atender os transexuais com equipe multidisciplinar. "Inicialmente apenas atendimento clínico, mas com perspectivas de procedimentos cirúrgicos", afirmou.

Para os transexuais femininos - que nasceram biologicamente homens, mas almejam um corpo com características do sexo feminino - será destinada uma equipe com 2 ginecologistas e para os transexuais masculinos um urologista fará a hormoteparia.

A equipe também é composta por um psicólogo e um psiquiatra com intenção para atenderem especialmente os transexuais que pretendem tratamento cirúrgico. De acordo com médio é obrigatório o acompanhamento desses profissionais por pelo menos 2 anos para garantir que o paciente tenha condições psicológicas para se submeter a cirurgia e para descartar algumas doenças psiquiátricas.

"Contaremos ainda com o apoio de 1 fonoaudiologista, 1 infectologista, 1 assistente social e 1 proctologista".

Ambulatório está sendo implementado no HU. (Foto: Alcides Neto)
Ambulatório está sendo implementado no HU. (Foto: Alcides Neto)

Atendimento - De acordo com Gomes, o ambulatório vai atender uma demanda já existente no Estado de aproximadamente 300 transexuais, dado encaminhado para nós pela ATMS (Associação dos Transexuais de Mato Grosso do Sul) que será a maior responsável pelos encaminhamentos.

O Humap vai oferecer um acolhimento feito através de uma escuta qualificada com um profissional que é transexual. "Nesse acolhimento serão esclarecidas algumas dúvidas dos pacientes sobre o funcionamento do ambulatório e a previsão para seu início é ainda nesse mês de novembro".


Após a habilitação do serviço o custeio das consultas e medicação virão de uma verba direta do Ministério da Saúde de acordo com a produtividade do ambulatório. O custeio antes da habilitação será discutido na reunião de hoje (9) com representantes das secretarias Estadual e Municipal de saúde, Ministério da Saúde, Conselho Municipal de Saúde.


De acordo com o MPE (Ministério Público Estadual) na amanhã (10) será realizada a solenidade de abertura oficial do ambulatório, no auditório do COREME (Comissão de Residência Médica).

Nos siga no Google Notícias