ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Sem acesso a exame previsto em lei, bebê vai a SP em busca de cirurgia

Aline dos Santos | 12/01/2012 13:35

Lucas tem um grave problema, que deixa apenas meio coração em funcionamento

Falta de exame fez com que Lucas tivesse diagnóstico tardio, agravando quadro clínico.
Falta de exame fez com que Lucas tivesse diagnóstico tardio, agravando quadro clínico.

O recém-nascido Lucas Samuel embarca nesta quinta-feira para São Paulo em busca da cirurgia que pode salvar sua vida. O bebê, que nasceu em 26 de dezembro, tem Síndrome de Hipoplasia de Ventrículo Esquerdo, um grave problema que deixa apenas meio coração em funcionamento.

A cardiopatia poderia ter sido identificada por meio do exame de oximetria de pulso (Teste do Coraçãozinho), exigido em todos os hospitais de Mato Grosso do Sul, conforme lei vigente desde 6 de dezembro. Contudo, o exame não foi feito, privando Lucas do atendimento correto.

Em vez de ser encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e fazer cirurgia o mais rápido possível, ele teve alta no dia seguinte ao nascimento. As cinco horas que passou em casa agravaram seu estado de saúde.

“Se ele tivesse tido o diagnóstico correto, não teria sofrido assim. Agora, tem que fazer diálise, está entubado e com infecção no fígado”, relata Priscila Garcia Soares, de 21 anos, mãe de Lucas.

O bebê nasceu no Hospital do Pênfigo e está internado na Santa Casa de Campo Grande. Lucas vai passar por exames no Hospital Beneficência Portuguesa, que é referência no tratamento. A viagem será em uma UTI Móvel.

Apesar de publicada em Diário Oficial, a lei que estipula que “todo ser humano nascido no Estado de Mato Grosso do Sul deverá ser submetido ao exame de oximetria de pulso” ainda depende de regulamentação, que deve ser publicada em 90 dias.

“Criaram a lei, mas os hospitais nem estão sabendo e nem tem o oxímetro de pulso. Criam a lei, mas ela não está sendo cumprida. Isso pode custar a vida das crianças”, denuncia a guarda municipal Liliane Caramel, representante da AACC (Associação de Apoio à Criança Cardiopata) Pequenos Corações em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias