ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem interessados, Santa Casa faz apelo para pôr cardiologista no Pronto-Socorro

Aline dos Santos | 18/07/2013 12:19
Conforme Kanamura, são necessários onze médicos para fechar escala. (Foto: Marcos Ermínio)
Conforme Kanamura, são necessários onze médicos para fechar escala. (Foto: Marcos Ermínio)

Com processos seletivos frustrados por falta de interessados, a direção da Santa Casa de Campo Grande recorreu ao corpo clínico da unidade coronariana em busca de cardiologista para o Pronto-Socorro. Desde outubro do ano passado, o local funciona sem o médico especialista, uma exigência do Ministério da Saúde.

“A Santa Casa fez uma oferta e estamos aguardando a resposta dos cardiologistas. Precisa de onze profissionais para fechar a escala”, afirma o diretor-técnico Luiz Alberto Kanamura. Ainda na metade 2012, os profissionais fizeram greve e denunciaram a irregularidade da situação.

A portaria do ministério obriga a ter cardiologista 24 horas na unidade. No entanto, até então, os cardiologistas mantinham uma escala de sobreaviso, ou seja, o profissional era chamado ao hospital em caso de urgência.

Em geral, os chamados aconteciam quando o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou bombeiros levam pacientes com infarto. No entanto, o plantonista também faz o risco cirúrgico, avaliação antes de o paciente ser operado, e ajuste da medicação, por exemplo, a pacientes hipertensos.

Nos siga no Google Notícias