ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sem sucesso em negociação, sindicato espera maior adesão à greve

Antonio Marques | 02/05/2016 14:09
No primeiro dia de greve, os professores se concentraram em frente ao Paço Municipal (Foto: Fernando Antunes)
No primeiro dia de greve, os professores se concentraram em frente ao Paço Municipal (Foto: Fernando Antunes)

Na primeira reunião realizada entre a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais em Educação Pública) e representantes da prefeitura, no fim da manhã desta segunda-feira, 2, não houve avanço nas negociações e não há previsão de a greve acabar, ainda que a adesão tenha sido baixa no primeiro dia. Pelo menos 52 escolas ficaram parcialmente paradas, conforme o presidente do sindicato Lucílio Nobre.

De acordo com o presidente da ACP, agora à tarde vai ocorrer nova reunião técnica na busca de uma solução jurídica para o impasse sobre a reposição salarial dos professores. “Temos o entendimento que a lei federal determina o índice anual de reposição salarial da categoria e que, por isso, são somos submetidos ao mesmo projeto de lei enviada a Câmara”, comenta Lucílio Nobre.

O líder sindical explica que o índice de 2,79% deve ser integralizado ao percentual de reajuste anual de 2016, que é de 11,36%. “É preciso respeitar o índice nacional para não configurar desrespeito à legislação”, observa o presidente da ACP, acrescentando que se o prefeito Alcides Bernal tivesse negociado com a categoria os 9,57%, que foi enviado à Câmara no início de abril, talvez a situação seria outra, uma vez que restaria menos que 1,80% de diferença.

No entanto, Lucílio Nobre reclama que o prefeito sequer enviou uma proposta aos professores. E o índice enviado à Câmara para a categoria não precisava constar como reajuste, mas parte do valor de reposição conforme determina a lei do piso salarial nacional. “Na reunião desta tarde, em que o assessor jurídico da ACP vai participar, a ideia é encontrar uma saída para o impasse. Se houver algo extraordinário, convocaremos assembleia para amanhã”, contou o presidente do sindicato.

Ele sinaliza que os 2,79% pode ser aceito pela categoria desde que a prefeitura aponte um escalonamento do restante do índice total, sem esquecer os 13,01% referente ao ano passado.

Lucílio disse que cerca de 350 professores participaram das atividades dessa segunda-feira, 2, o que significa de 5 a 6 profissionais de cada uma das 52 escolas paralisadas parcialmente. Nesta terça-feira, 3, a categoria deve participar da sessão na Câmara Municipal. “Queremos o apoio dos vereadores para nossa negociação e debater o projeto de lei do prefeito sobre a reposição salarial que foi encaminhado àquela Casa”, destacou ele.

Pela manhã participaram da reunião com representantes da categora, o procurador geral do Município, Denir de Souza Nantes; secretário de Receita, Disney de Souza Fernandes; e secretário de Administração, Ricardo Trefzger Ballock; além do ex-secretário de Governo, paulo Pedra. 

Conforme Disney Fernandes, o acerto com os professores deve acontecer apenas no âmbito jurídico, considerando que a prefeitura tem um entendimento e a ACP outro sobre a aplicação da lei do piso do magistério. "Sobre a questão do índice não há nada mais a fazer, é o que foi enviado à Câmara", reiterou.

Nos siga no Google Notícias