ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Semana da pessoa com deficiência começa com palestras e distribuição de flores

Aliny Mary Dias | 21/08/2014 12:15
Palestras foram ministradas durante a manhã desta quinta-feira (Foto: Simão Nogueira)
Palestras foram ministradas durante a manhã desta quinta-feira (Foto: Simão Nogueira)

Começa hoje (21) e vai até a próxima terça-feira (26) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Campo Grande, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) deu início à comemoração com palestras voltadas para pais e alunos da instituição.

Diretora da Apae de Campo Grande, Zuleide Borges explica que as atividades promovidas durante a semana têm como objetivo levar para a sociedade informações sobre os direitos de quem tem algum tipo de deficiência.

“Nós queremos mostrar que todos têm condições de desenvolver qualquer função no mercado de trabalho por exemplo e também lutar contra o preconceito”, diz.

Na sede da Apae, no bairro Universitário, a semana começou com palestres que contaram com profissionais da associação e da sociedade civil. A próxima atividade será a distribuição de ikebanas, flores orientais, em dois shoppings da Capital.

Diretora da Apae diz que preconceito tem diminuído (Foto: Marcos Ermínio)
Diretora da Apae diz que preconceito tem diminuído (Foto: Marcos Ermínio)

Os alunos da Apae irão nesta sexta-feira (22) até o Shopping Norte Sul Plaza e o Shopping Campo Grande e farão a distribuição das plantas. “Os shoppings têm grande concentração de pessoas e lá os alunos poderão conversar com todos”, diz.

Sobre o preconceito ainda enfrentado pelas pessoas com deficiência, o psicólogo Bruno Rodrigues, que trabalha há quatro anos na associação, explica que nos últimos anos os obstáculos vem sendo superados, mas ainda há muito o que avançar. “Nós fizemos uma sensibilização que têm surtido efeito e as pessoas estão diminuindo o preconceito”.

Durante toda a semana estão programadas apresentações artísticas, palestras, exposição de trabalhos, caminhada e até evento em boate.

O encerramento da semana será durante o desfile cívico em comemoração ao 115º aniversário de Campo Grande. Alunos da Apae, pais e professores participação da caminhada na Aveninda 14 de Julho.

Nos siga no Google Notícias