ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Seminário no Exército debate combate ao uso ilegal de explosivos

Aline dos Santos | 29/05/2012 09:38

O material vem sendo desviado para explosão de caixas eletrônicos

Explosivos são utilizados para arrombar caixas eletrônicos. (Foto: Elverson Cardozo)
Explosivos são utilizados para arrombar caixas eletrônicos. (Foto: Elverson Cardozo)

Um seminário discute até a próxima sexta-feira, em Campo Grande, a fiscalização do uso de explosivos. O material, que é controlado pelo Exército, vem sendo desviado para explosão de caixas eletrônicos. Neste ano, já foram pelo menos 17 ações em Mato Grosso do Sul.

O curso, realizado no CMO (Comando Militar do Oeste,) vai orientar os integrantes das Seções de Fiscalização de Produtos Controlados das Organizações Militares sobre as obrigações do serviço de fiscalização de munição, armamento e explosivos.

O seminário conta com a presença do general de brigada Waldemar Barroso Magno Neto, diretor de Fiscalização de Produtos Controlados. O evento também tem representantes da PF (Polícia Federal) e AGU (Advocacia-Geral da União).

Para explodir caixas eletrônicos, os bandidos utilizam explosivos normalmente desviados de pedreiras. Em 2011, foram dois roubos no Mato Grosso, que, juntos, pesam 500 quilos.

O crime exige perícia. A pessoa que explode ou ‘fura’ um terminal de autoatendimento precisa saber o momento exato de apertar o dispositivo de explosão, colocar a quantidade certa e aplicar a força correta, tudo para que não atinja as cédulas.

Nos siga no Google Notícias