ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sob protesto, Hospital Universitário aprova adesão à empresa estatal

Aline dos Santos | 17/04/2013 09:47
Estudantes protestaram ontem na UFMS. (Foto: Marcos Ermínio)
Estudantes protestaram ontem na UFMS. (Foto: Marcos Ermínio)

O HU (Hospital Universitário) de Campo Grande vai passar a ser administrado pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal criada em 2011 pelo governo federal. Sob protesto de estudantes, a decisão foi tomada ontem pelo Conselho Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Contrário à adesão, que retira a autonomia da universidade sobre o hospital-escola, o Sista (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul) promete reagir. “Vamos nos unir com a CUT [Central Única dos Trabalhadores] e o DCE [Diretório Central Estudantil] para procurar o Ministério Público”, afirma o presidente do sindicato, Lucivaldo Alves dos Santos.

Segundo ele, o hospital, que é voltado para a educação, será repassado a uma empresa. A Ebserh tabém vai receber os bens patrimoniais do HU. “Além da transferência de todos os servidores para o quadro da empresa”, afirma.

Conforme Lucivaldo dos Santos, o hospital tem mil servidores contratados. Acadêmica de Medicina, Vitória Marcondes, de 20 anos, afirma que a adesão do HU à empresa pública não vai solucionar os problemas da instituição. Ela participou do protesto ontem na UFMS.

O HU foi inaugurado em 1970 pelo então governador Pedro Pedrossian. A Ebserh foi criada com a justificativa de garantir as condições necessárias para que os hospitais universitários federais prestem assistência à população, de acordo com as orientações do SUS (Sistema Único de Saúde). Outra meta é oferecer condições adequadas para formação dos profissionais.

Nos siga no Google Notícias