ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Termina fiscalização especial de Natal do Inmetro na Capital

Ana Maria Assis | 20/12/2010 23:04

A AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão delegado do Inmetro no estado, encerrou a Operação Especial de Natal. Na primeira etapa os agentes do órgão percorreram estabelecimentos comerciais de Campo Grande para fiscalizar brinquedos e luminárias natalinas (popularmente conhecidas como “pisca-piscas”).

Durante fiscalização do comércio local, dos 18.447 brinquedos fiscalizados, 19 foram reprovados. Quanto às luminárias, os agentes fiscalizaram 2.022 unidades, sendo que 20 estavam irregulares.

Na segunda etapa da operação, foram fiscalizados os produtos natalinos pré-medidos, que são embalados sem a presença do consumidor. O objetivo desta etapa é analisar se o peso e volume correspondem ao indicado na embalagem.

Os fiscais realizaram 500 pré-exames nos estabelecimentos comerciais em produtos como frutas cristalizadas, colombas natalinas, nozes, uvas passas, castanhas, etc.

Os que apresentaram indícios de irregularidades foram coletados e transportados ao Laboratório de Pré-Medidos da AEM/MS para perícia.

Também foram coletados alguns panetones, porque não há como determinar o peso correto da embalagem no pré-exame deste produto. Quanto a este quesito, apenas o de frutas cristalizadas da marca La Violetera, de 150 g, foi reprovado.

Os fabricantes foram notificados para acompanhar a simulação de acordo com as normas do Inmetro.

No caso de irregularidade, os responsáveis são autuados e têm prazo de dez dias para apresentar defesa.

Os consumidores que suspeitarem de irregularidade no peso dos produtos podem denunciar pelo telefone 0800 67 52 20.

Nos siga no Google Notícias