ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

TJ adia pela quinta vez decisão sobre reajuste de 9,57% para servidores

Órgão Especial se reuniu para analisar ação contra aumento, mas relatou faltou e julgamento foi adiado

Anahi Zurutuza | 09/11/2016 15:25
Servidores fizeram protestos em frente ao Paço Municipal no início deste ano (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Servidores fizeram protestos em frente ao Paço Municipal no início deste ano (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Sessão do Órgão Especial (Foto: TJMS/Divulgação)
Sessão do Órgão Especial (Foto: TJMS/Divulgação)

Em junho, servidores da Prefeitura de Campo Grande conquistaram reajuste de 9,57% por força de lei nº 5.708, promulgada pela Câmara Municipal, e há seis semanas – 42 dias – esperam que o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decida se eles têm realmente direito a este aumento. Não será nesta quarta-feira (9) que o impasse terá fim.

Pela quinta vez, desembargadores adiaram o julgamento da ação movida pela administração municipal para tentar derrubar a legislação. Desta vez, foi o relator do processo, desembargador Dorival Renato Pavan, que faltou à sessão e por isso os outros integrantes do Órgão Especial ficam impedidos de darem seus pareceres.

Na semana retrasada, o julgamento foi adiado pela quarta vez porque o desembargador Dorival Moreira dos Santos, que havia solicitou mais prazo para analisar a ação com mais calma, estava doente e afastado do trabalho. O segundo adiamento aconteceu quando ele pediu vista do processo e depois, Dorival faltou por duas sessões consecutivas.

Antes disso, o primeiro pedido de vista, no dia 28 de setembro, foi feito pelo desembargador Sérgio Martins.

Agora, só na próxima sessão, no dia 16 de novembro, é que servidores terão a chance ao menos de saber se terão o aumento de 9,57% ainda neste ano.

‘Guerra’ – O impasse entre Executivo e Legislativo se arrasta desde abril deste ano. O reajuste era referente a maio, que é data-base de negociação salarial, e os efeitos da lei municipal nº 5.708, aprovada em junho, retroativos ao mês anterior.

Os 9,57% de aumento haviam sido propostos pela própria prefeitura, mas como o valor era contestado por algumas categorias de servidores, que inclusive entraram em greve, os vereadores não aprovaram o percentual num primeiro momento.

Acontece que o prefeito Alcides Bernal (PP) mandou a segunda proposta às vésperas do encerramento do prazo –limitado 31 de março de 2016, por ser ano eleitoral– previsto para a concessão de aumento.

Depois do vencimento, o reajuste poderia ser feito, mas com percentual 3,31% –referente à reposição da inflação de janeiro a abril.

Nova votação foi feita na Câmara e o projeto foi aprovado, mas com uma emenda que fixava o aumento no primeiro índice, ou seja, 9,57%. O prefeito vetou o projeto, os vereadores derrubaram o veto, mas até agora os salários não foram reajustados, segundo o Sisem (Sindicado dos Servidores Municipais de Campo Grande).

Nos siga no Google Notícias