ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Casos de dengue aumentam e Saúde teme hemorrágicos

Redação | 22/12/2009 10:48

O número de casos de dengue em Campo Grande aumentou nas últimas semanas. A informação é do secretário municipal de saúde, Luis Henrique Mandetta, que teme a ocorrência da dengue hemorrágica.

Dados mostram que aumentou em cinco vezes os casos confirmados de dengue na Capital neste ano em relação a 2008.

Segundo Mandetta, o aumento em casos da doença foi registrado nas últimas três semanas. Conforme o secretário, foram 27 casos, em média, nos últimos dias.

A maior preocupação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é em relação a casos de dengue hemorrágica e com a reintrodução do vírus tio 1 que causa a doença.

De acordo com Mandeta, em um comparativo entre o primeiro semestre desse ano e os 12 meses de 2008, foi verificado 20 tipos diferentes de dengue hemorrágica.

Uma enfermeira de um hospital particular da Capital conta que ns últimos dias, pelo menos um paciente é atendido diariamente com suspeita de dengue. Nenhum caso grave foi observado, mas, um homem precisou ser internado.

Segundo o secretário, o aumento dos casos está relacionado às atitudes dos moradores, que mantém objetos que podem virar foco de proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. "Se eu andar pela cidade com os olhos voltados para dengue, vou identificar vários criadouros", declarou.

Para Mandetta, enquanto a população não se conscientizar que são as atitudes que fazem a diferença, haverá mosquito transmitindo a doença. "Se não houver uma mudança na atitude das pessoas vamos ter um número preocupante de dengue."

O secretário explica que agentes de saúde fizeram uma pesquisa junto aos moradores e verificaram que 94% da população sabe o que é dengue e como prevenir, no entanto, 20% delas disseram, que não tomam as medidas necessárias para evitar a doença.

De acordo com Mandetta, para alertar os moradores sobre a importância da prevenção, a Sesau tem investido em campanhas de mídia e na realização de mutirões, principalmente no Jardim Batistão e região da Coophavila.

Mandetta afirma que a doença pode atingir moradores de outros bairros como Jardim dos Estados e Vila Planalto.

Números - Dados da Sesau atualizados até a semana passada, mostram que já aumentou em cinco vezes os casos confirmados de dengue na Capital neste ano em relação a 2008.

Neste ano já são 1045 casos confirmados. Ano passado, foram 211. Em 2008 não foram registrados óbitos por causa da doença, neste ano, uma pessoa morreu com dengue em maio.

Onze pessoas tiveram dengue hemorrágica até a semana passada na Capital. Em 2008, houve um caso suspeito e nenhum confirmado.

Nos siga no Google Notícias