ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Cavalos pantaneiros são julgados na Feira Agropecuária do Pantanal em Corumbá

Edmir Conceição | 16/09/2011 15:46
Cavalo pantaneiro são adptados às condições adversas do Pantanal. (foto: Divulgação)
Cavalo pantaneiro são adptados às condições adversas do Pantanal. (foto: Divulgação)

Hoje e amanhã, até às 17h, cerca de 80 cavalos pantaneiros estarão sendo julgados por uma comissão, no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros, como parte da programação da Feapan (Feira Agropecuária e Industrial do Pantanal).

A premiação dos animais e seus respectivos criadores acontecerá durante o 16º leilão de elite da raça, a partir das 20h deste sábado. Seis criadores de cavalo pantaneiro de Corumbá participam desta edição da feira. Estão inscritos também animais de Campo Grande e Poconé (MT).

O cavalo pantaneiro é uma raça única de equinos, que se adaptou como nenhuma outra ao ambiente quente e úmido e às longas distâncias da planície pantaneira. Tem sua origem dos cavalos Ibéricos trazidos ao Brasil na época da colonização.

Valor genético - Os animais introduzidos na região multiplicaram-se e formaram uma raça muito bem adaptada às condições ecológicas do Pantanal, por meio de seleção natural durante centenas de anos. Desde a implantação de fazendas no Pantanal, o cavalo pantaneiro tem sido importante para a lida do gado e como meio de locomoção para os habitantes da região.

Apesar das suas qualidades, a raça quase chegou à extinção devido a fatores como doenças e cruzamentos indiscriminados com outras raças. O trabalho feito por instituições como a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro (ABCCP), criada em 1972, evitou a extinção da raça.

Um dos principais motivos para a conservação do cavalo pantaneiro é o seu valor genético. Adaptada de maneira singular às condições do Pantanal, a raça apresenta hoje uma grande utilidade no manejo do gado de corte, principal atividade econômica da região.

Nos siga no Google Notícias