ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Cedidas para combate ao crime, 13 aeronaves ficam "presas" no chão

A situação é denunciada pelo juiz federal Odilon Oliveira

Aline dos Santos | 09/07/2013 14:27
Helicóptero de Abadia foi cedido em 2007 e usado pelo governo. (Foto: Rachid Waqued)
Helicóptero de Abadia foi cedido em 2007 e usado pelo governo. (Foto: Rachid Waqued)

Cedidas para reforçar as ações de segurança em Mato Grosso do Sul, 13 aeronaves estão presas no chão enquanto a região de fronteira com o Paraguai e a Bolívia segue com o crônico problema de se porta de entrada para drogas e armas. A situação é denunciada pelo juiz federal Odilon Oliveira, titular da Vara Especializada em Lavagem de Dinheiro. Os bens são avaliados em R$ 15,7 milhões.

“São 11 aviões e dois helicópteros. São cedidos, mas têm a possibilidade de incorporar ao patrimônio dos Estados”, afirma o magistrado. A maioria é de aeronaves flagradas com drogas. Mas a lista ainda inclui o helicóptero do traficante Juan Abadia, que foi “hóspede” do presídio federal.

O governo do Estado tem a posse da aeronave desde 2007. O PT-HBM Jet Ranger, ano 91, que tem autonomia de voo de cerca de quatro horas e capacidade para três passageiros.

“É excelente. Quando acontece um acidente, baixa rapidinho. Também pode cobrir o céu da fronteira”, diz. Ou seja, ao contrário do tráfico de drogas, o poder público não consegue manter as aeronaves em condições de voo. “Para que o Estado use em serviço e, especialmente, no combate à criminalidade. Desde que seja adequado à sua finalidade, transporte de tropas”, salienta o juiz.

Conforme Odilon Oliveira, o outro helicóptero foi repassado em 2011 pelo Ministério da Justiça. “Até hoje coberto com uma lona preta”, diz. O modelo PT-GMS, de fabricação francesa e custo de R$ 6.640.000,00 nunca voou.
O magistrado explica que o custo de manutenção pode inviabilizar o funcionamento das aeronaves.

“O problema é que as aeronaves têm que fazer as vistorias periódicas, que exigem que as peças sejam trocadas por idade e não por uso. Se ficar parado por cinco anos, só a reposição não compensa mais. Fica sucata”.

Na semana passada, em Brasília, o juiz entregou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a relação das treze aeronaves recebidas pelo Estado. Do lado dos bandidos, a aeronave não tem a utilidade restrita a trazer drogas e armas para o território brasileiro.

“Uma organização tinha seis aviões, mas nem todos eram utilizados para carregar drogas”, exemplificada. O avião pode ser utilizado no transporte dos traficantes, determinar coordenadas geográficas para que outro grupo vá aos pontos de carregamento das drogas. No caso da cocaína, o itinerário mais comum é buscar a droga na Bolívia, Peru e Colômbia para abastecer os mercados consumidores brasileiros.

“Se não consegue tratar de segurança na fronteira, não consegue tratar no resto do país. Não adianta colocar aquela força toda na UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] se não policiar as fronteiras. Tem que prover as fronteiras, a cocaína que passa aqui alimenta o tráfico nos grandes centros. Por isso é imprescindível o uso de aeronaves”, enfatiza o magistrado.

"Se não consegue tratar de segurança na fronteira, não consegue tratar no resto do país", diz Odilon (Foto: Cleber Gellio)
"Se não consegue tratar de segurança na fronteira, não consegue tratar no resto do país", diz Odilon (Foto: Cleber Gellio)

Grandes ideias e verba curta – Se sobram projetos para a região fronteiriça, falta dinheiro para efetiva aplicação das boas ideias. O Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) foi planejado para ser aplicado em 10 anos. Contudo, o juiz federal defende a aplicação imediata, para não correr o risco da tecnologia empregada nascer ultrapassada.

“A Lei Complementar 97, de 1999, autoriza o Exército a atuar com poder de polícia na faixa de fronteira, mas não tem o dinheiro, dotação orçamentária específica para isso”, avalia.

Outro projeto importante, mas que não consegue decolar é o Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado). “São quase 17 mil quilômetros de fronteira seca, não tem como fazer a segurança só com seres humanos. Temos que usar a tecnologia aeroespacial. O Vant pode monitorar um carregamento suspeito, sem necessidade de força terrestre até chegar ao destinatário”, exemplifica.

Conforme o juiz, também há o Plano Integrado de Fronteira, lançado em 2011. “É um projeto muito bom. Envolve a União, Estados e municípios. Segurança na fronteira também inclui desenvolvimento socioeconômico. Polícia só com arma é equívoco”, afirma.

Para o magistrado o efetivo nacional da PF (Polícia Federal) deveria passar dos atuais 9 mil para 20 mil. Além disso, policiais que atuam na fronteira, conforme Odilon, deveriam receber adicional de 30% sobre o salário.

O Campo Grande News entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública, mas ainda não obteve resposta sobre o assunto.

Nos siga no Google Notícias