ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Certidão de naturalização pode ser pedida pela internet

Redação | 02/07/2009 06:56

A partir desta quinta-feira, certidões positivas e negativas de naturalização podem ser requeridas através da internet. A expedição também será pela web.

Conforme portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, os interessados podem preencher formulário disponível no site www.mj.gov.br.

De acordo com a portaria, o requerente é o responsável por todos os dados fornecidos e o Departamento de Estrangeiros, da SNJ (Secretaria Nacional de Justiça), por expedir o documento.

Segundo o Ministério da Justiça, a certidão comprova a naturalização de um estrangeiro e é essencial para cidadãos que pretendem adquirir, por consangüinidade, uma determinada cidadania.

Todos os anos, a SNJ recebe mais de 19 mil pedidos de brasileiros descendentes de estrangeiros que desejam obter dupla cidadania e precisam dessa certidão.

Antes da Certidão, a cada pedido, o departamento de estrangeiros da SNJ fazia uma consulta sobre o processo de naturalização, armazenado em papel nas sedes do Arquivo Nacional - em Brasília e no Rio de Janeiro. Esse processo poderia levar anos.

Nos siga no Google Notícias