ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Cidades de MS batem recorde nacional de calor e Capital bate Cuiabá

Edivaldo Bitencourt | 29/11/2013 16:04
Crianças se refrescam com água em bairro carente da Capital para enfrentar o forte calor (Foto: Cleber Gellio)
Crianças se refrescam com água em bairro carente da Capital para enfrentar o forte calor (Foto: Cleber Gellio)

A forte onda de calor e tempo seco está castigando os moradores de Mato Grosso do Sul nesta semana. Nesta sexta-feira, duas cidades registraram a mais alta temperatura do País e até Campo Grande, contrariando a lenda, enfrenta um dia mais infernal do que Cuiabá (MT).

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), dia mais quente do Brasil foi registrado em Água Clara, com 13,9 mil habitantes e a 198 quilômetros da Capital. Os moradores enfrentaram um calor de 38,2º C na tarde de hoje, a maior temperatura do dia entre os 5,5 mil municípios brasileiros.

Além do intenso calor, a cidade ainda sofre com o tempo extremamente seco, com a umidade relativa do ar batendo em 22%, a segunda menor do País, só atrás de Patos (PB), com 19%.

A segunda maior temperatura foi registrada em Três Lagoas, a quilômetros de Campo Grande. Os 109,6 mil moradores enfrentaram um calor infernal de 37,8º C, o segundo maior do País. Entre as cinco cidades mais quentes, só Cáceres (MT), com 37,3º C, não é de Mato Grosso do Sul. Também sofrem com o calor os moradores de Miranda, com 37,2º, e Maracaju, com 36,6º C.

Campo Grande também está batendo recorde de tempo quente. A Cidade Morena registrou espantosos 34,5º C nesta sexta-feira, mesma temperatura registrada por Cuiabá, famosa pelo forte calor. Ontem, a Capital sul-mato-grossense superou a vizinha em calor, por 34,9º C a 34,1ºC.

Ontem, as três cidades mais quentes do País eram sul-mato-grossenses: Corumbá (37,2º C), Água Clara (37,2º C) e Aquidauana (36,9º C).

Previsão – O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Inmet alertaram para temporais no Estado. O primeira chegou a alertar para o risco de “temporais com grande poder de destruição”. O segundo prevê chuva forte, queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Segundo o Inmet, a calor vai continuar no fim de semana na Capital, com os termômetros marcando entre 19º C e 33º C. Amanhã e domingo, pode ter pancada de chuva no decorrer do dia. Só não deve chover na terça-feira.

Nos demais municípios, os termômetros vão marcar de 18º C a 35º C. A previsão indica pancadas de chuva em todas as regiões no sábado, domingo e segunda-feira.

Meninos brincam em lagoa para aplacar a onda de calor que castiga moradores de Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)
Meninos brincam em lagoa para aplacar a onda de calor que castiga moradores de Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias