ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Civitox alerta sobre plantas que podem intoxicar

Redação | 27/01/2008 15:22

O Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) está emitindo um alerta aos pais para que fiquem atentos quanto às plantas que podem causar intoxicações. Os principais alvos são as crianças e neste período os casos aumentam por conta das férias escolares, quando elas ficam mais em casa.

"Muitas vezes os pais, que ainda trabalham, deixam os filhos nas casas de parentes. E nesses locais a criança procura por atividades em todo canto da casa. Com as plantas elas geralmente brincam de fazer comidinha e tiram o leite (seiva) delas, que é altamente tóxico", diz a coordenadora do Centro, Maria Lúcia Ferreira Igi. Entre as plantas tóxicas cultivadas em casa estão: bico-de-pagagaio, tinhorão, aroeira, pinhão-roxo, cinamomo, mandioca-brava, mamona, comigo-ninguém-pode, saia-branca, copo-de-leite, urtiga, coroa-de-cristo, chapéu-de-Napoleão, avelós, taioba-brava e espirradeira.

Os sintomas causados pelas plantas tóxicas são semelhantes: náuseas, vômitos, diarréia, asfixia, inchaço de lábios, boca e língua, boca seca, taquicardia, lesões na pele, alergias, tonturas e até distúrbios cardíacos que podem levar à morte.

Algumas orientações da coordenadora são: manter as plantas venenosas fora do alcance das crianças e conhecer essas plantas venenosas que podem estar em casa ou na vizinhança. "Também é recomendável que os pais ensinem as crianças a não colocarem plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos, do tipo fazer comidinha com elas. Os adultos também não devem preparar chás ou remédios caseiros com plantas sem orientação médica", avisa Maria Lúcia. Os materiais de limpeza também oferecem risco, por isso não devem estar em locais de fácil acesso. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone do Civitox, 0800 722 6001.

Nos siga no Google Notícias