ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com 27 instituições, Comitê Estadual vai iniciar monitoramento em seis cidades

Flávia Lima | 05/01/2016 11:21

Com a participação de 27 instituições e órgãos públicos, como o Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Estadual e Rotary Clube, o Comitê Estadual de Combate a Dengue, criado em dezembro, será lançado na próxima quinta-feira (7) pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro.

O objetivo do Comitê será o de prestar auxílio nas ações de monitoramento da doença junto aos municípios. O grupo dará ênfase aos locais com focos ou propícios a formação de ambiente favorável a disseminação do Aedes aegypti. Durante o lançamento será apresentado o plano de ação e as designações do grupo, que terá uma sala específica na Secretaria de Saúde.

O local será um centro de controle das informações repassadas pelos agentes de saúde que estiverem em campo. Eles utilizarão 260 tablets (doados pela Receita Federal). Em princípio, o monitoramento ocorrerá nos municípios de São Gabriel Do Oeste, Maracaju, Bataguassu, Bonito, Costa Rica e Taquarussu, que apresentam grande número de focos.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde, desde esta segunda-feira (4), as equipes de vetores já estão capacitando os agentes que irão atuar no Comitê, além de atualizar o método de operação e apresenta o sistema que será utilizado para o monitoramento. Não houve custos para a implantação do grupo.

Epidemia - A epidemia de dengue, zika vírus e febre chikungunya em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, foi a grande motivação para o governo estadual criar o Comitê, que vai integrar a força-tarefa para combate, controle, prevenção e redução do Aedes aegypti.

A resolução que dispõe sobre o comitê foi publicada no Diário Oficial de 21 de dezembro de 2015 e a justificativa para sua criação foi baseada na situação de epidemia no Estado e a emergência decretada pelo governo federal quanto aos casos de microcefalia, que já somam mil em todo o país, detectados em bebês nascidos no Nordeste e que tem relação, já comprovada com o Zika vírus.

Nos siga no Google Notícias