ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Concluída Onda Verde, Agetran deve instalar "olho vivo"

Redação | 20/01/2010 13:05

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) deve concluir até o mês de fevereiro a instalação do sistema que sincroniza semáforos em Campo Grande, conhecido como Onda Verde. A próxima medida a ser adotada, como uma forma de barrar motoristas que "furam" o sinal, é a implantação de equipamentos como radares ou fotossensores, o popular "olho vivo", que ficou conhecido na administração do prefeito André Puccinelli.

De acordo com o diretor da Agetran, Rudel Trindade, a Onda Verde promoveu uma mudança nos motoristas, que têm respeitado mais a sinalização. No entanto, ele sente a necessidade de aprimorar os mecanismos para barrar os infratores.

"Precisa trabalhar este ano o controle do avanço de sinal", disse o diretor, que já analisa projetos para esta área. Ele prevê a instalação de radares específicos ou equipamentos semelhantes aos que fotografam motoristas que passam pelos semáforos fechados.

A estimativa do diretor é que o sistema possa ser implantado ainda este ano.

Onda Verde - Rudel Trindade revela que está em fase final a implantação da segunda fase da Onda Verde. Esta semana, serão concluídos os trabalhos na Rua Bahia, desde a Joaquim Murtinho até a Rua da Paz.

Na sequência, os 13 semáforos da Avenida Eduardo Elias Zahran serão sincronizados. Depois será a vez de trecho da Rua 25 de Dezembro e da Avenida Ernesto Geisel receber os equipamentos da Onda Verde.

Ao fim das duas fases de implantação, 130 cruzamentos estarão sincronizados.

Para Rudel, este número é suficiente para garantir as melhorias no trânsito.

Ele ressalta que já é possível medir a desobstrução do fluxo, que resulta no fim de congestionamentos.

O diretor também aponta mudanças subjetivas, já que os motoristas passaram a infringir menos as leis. "Como vêem que o sinal vai abrir, a tendência é não 'furar' e isso pode refletir na redução de acidentes", pontua Rudel.

Ele destaca que em 2009 houve queda no número de mortes no trânsito de pelo menos 25%. (Colaborou Aline dos Santos).

Nos siga no Google Notícias