ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Congresso de Direito Público discutirá regulamentação de leis ambientais em MS-

Edmir Conceição | 21/09/2011 07:05

O IV Congresso de Direito Público e o Procurador do Estado, promovido pela Associação de Procuradores de Mato Grosso do Sul (Aprems), debate na próxima sexta-feira, mudanças em leis ambientais, como a da Política Nacional de Resíduos Sólidos e as medidas que precisam ser tomadas para que elas efetivamente funcionem regionalmente. As discussões começam às 8:30h, com a palestrante Patrícia Lemos, advogada e professora associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Segundo ela, serão abordadas as responsabilidades de regulamentação e os limites de cada lei. “A logística reversa, por exemplo, atinge diversos setores, como de eletrônicos, lâmpadas. Precisamos firmar termos de compromisso ou acordos setoriais que deixem claro quem responde pelo o quê para que assim a lei seja cumprida de forma eficaz. E como vamos fazer isso regionalmente e de forma a tudo funcionar o mais rápido possível? Isso precisa ser discutido”, afirma.

O mesmo ocorre com leis que determinam que a responsabilidade de áreas contaminadas é de quem as adquiriu. Segundo Patrícia, em São Paulo, já existe uma mudança no sistema de compra e venda de imóveis que descreve na escritura se a área adquirida é ou não contaminada – dando mais transparência ao negócio e a opção do comprador escolher conscientemente se quer ou não assumir a responsabilidade por aquele imóvel.

Assim como São Paulo, Mato Grosso do Sul também precisa se organizar para minimizar os problemas relacionados às questões ambientais. Segundo o presidente da Aprems, Fábio Jun Capucho, para que essas leis sejam mais eficazes no Estado faz é necessária também a mobilização do setor público, no sentido de regulamentar a sua aplicação, definindo modelos de atuação e, principalmente de fiscalizar a sua observância.

“Por isso trouxemos esse tema para debate no congresso. Aqui teremos além de procuradores, muitos juízes, promotores, desembargadores, advogados e autoridades políticas – pessoas que podem e devem trabalhar pelo funcionamento e cumprimento dessas leis”, disse.

Evento - O IV Congresso de Direito Público e o Procurador do Estado acontece nos dias 22 e 23 de setembro. Os interessados podem fazer a inscrição através do site: http://www.ticianaeventos.com.br/congressodedireito/. A taxa de participação é 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições beneficentes.

Nos siga no Google Notícias