ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Começa hoje a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal

Da Redação | 07/11/2011 09:36

Começa nesta segunda-feira a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal, promovida pelo CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul). As ações também acontecem no interior.

Nas ruas centrais e em bairros de Campo Grande e também do interior, funcionários do Conselho orientarão a população com distribuição de folders sobre como fazer o auto-exame e a importância de se prevenir. O objetivo da campanha é evitar que sejam feitas novas vítimas. “Com o tratamento é possível se curar sem que a pessoa fique com seqüelas. Então, queremos chamar a atenção da população para que façam a prevenção”, explica o presidente do Conselho, Francisco Grilo.

A solenidade de abertura da Semana será realizada hoje, às 13 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande. Na ocasião, uma especialista no assunto, a estomatologista Ellen Greves, irá palestrar sobre “O diagnóstico precoce para Câncer Bucal”.

De acordo com as informações do INCA, somente no ano passado 14.120 casos foram diagnosticados, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres.

Em 2008, segundo o INCA, 4.898 homens e 1.316 mulheres morreram de câncer bucal.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Sintomas - O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

(*) Com informações da ABO-MS

Nos siga no Google Notícias