ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Contra gripe, saúde recomenda transferência de grávidas

Redação | 14/08/2009 09:12

Em nota técnica, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) recomenda que os serviços de saúde, unidades de ensino e outros estabelecimentos que possuam funcionárias grávidas adotem medidas para reduzir o risco de contágio pela gripe A H1N1, conhecida como gripe suína. As gestantes constituem grupo de risco para o desenvolvimento de complicação relacionada à gripe.

No caso dos serviços de saúde e estabelecimentos de ensino, a orientação é para que gestantes sejam transferidas, temporariamente, para setores cujas atividades sejam de menor risco e onde as grávidas não estejam expostas a pacientes ou alunos com síndrome gripal.

A nota também explica que na impossibilidade da transferência, "alternativas legais de afastamento temporário pode ser consideradas junto às interessadas".

No caso dos demais estabelecimentos, a recomendação é que as funcionárias gestantes possam ter acesso a medidas de prevenção, como higiene das mãos e ventilação do ambiente. Além da orientação para minimizar a exposição das gestantes a pessoas com sintomas de gripe.

A nota, assinada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também traz medidas preventivas, como evitar viagens, locais com aglomeração e ambientes fechados. As grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente) com sintomas de gripe devem procurar atendimento imediato, preferencialmente, com o médico que fez o acompanhamento pré-natal.

Nos siga no Google Notícias