ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Copa põe Saúde em alerta para vírus que causa "dengue por um ano"

Lidiane Kober | 26/06/2014 17:10

Com a circulação de turistas, a Copa do Mundo pode espalhar novo vírus pelo País, que deixa a vítima com os sintomas da dengue por até um ano. Pelo menos nove casos estão em investigação no Brasil e a preocupação é grande porque a febre Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e que existe em grande quantidade em várias cidades, inclusive, em Campo Grande.

Especialistas já dão praticamente como certa a multiplicação da doença, porém, não conseguem determinar a partir de quando. “A possibilidade de entrada do vírus é muito grande”, reconheceu o médico infectologista Rivaldo Costa. “É grande o risco de receber a doença por termos o Aedes”, reforçou Livia Mello Maziero, enfermeira gerente-técnica de doenças endêmicas da Secretaria Estadual de Saúde.

O Ministério da Saúde já confirmou três casos da doença, um carioca e dois de São Paulo. Há cerca de um mês, segundo Rivaldo, houve detecção de seis de militares, vindos do Haiti, com o vírus. “Na América Central, no Caribe, são milhares de casos”, comentou. “A dificuldade é determinar quando isso virá ao Brasil, mas que virá, virá”, emendou.

De acordo com o médico, a tendência é demorar pelo menos um ano até o vírus atingir uma densidade alta de fêmeas do mosquito e se espalhar pelo país. “Durante a Copa, não há risco de epidemia, a expectativa é mais para frente”, acrescentou.

Esperança - No Ministério da Saúde, o risco de multiplicação deixou a equipe em alerta. Em maio, segundo Lívia, um especialista no assunto deu palestra para trazer as últimas novidades sobre o vírus e acabou dando uma esperança de alarme falso. “A dúvida é se o mosquito consegue estar infectado com os dois vírus (dengue e Chikungunya) ao mesmo tempo”, explicou. A resposta, no entanto, ainda depende de mais estudos.

A falta de informações sobre a doença, inclusive, é outro motivo que preocupa Rivaldo. “Infelizmente, os estudos estão muitos iniciais, resultados só para mais tarde”, disse. Apesar de sintomas semelhantes da dengue, o tratamento é diferente e isso pode gerar atraso no combate ao vírus, no caso de medicar como se fosse dengue. Para piorar, por enquanto, apenas um laboratório no país faz o exame para detectar o Chikungunya.

Como a dengue, a doença dá febre, dores pelo corpo e na cabeça. A diferença, segundo o infectologista, é que os sintomas podem durar até um ano e impossibilitar o paciente. Dessa forma, conforme o médico, somente o tempo poderá mostrar que não se trata de dengue, mas de Chikungunya.

A gerente-técnica de doenças endêmicas do Secretaria de Saúde ponderou que as dores no corpo são ainda maiores do que as acarretadas pela dengue. “Não é simples dor no corpo, é impossibilitante, a vítima fica curvada, mal consegue andar”, comentou. Sobre o tratamento, os especialistas informaram a necessidade de tomar anti-inflamatórios.

Incapacidade - A doença pode causar dor articular grave, que por vezes pode levar à incapacidade permanente, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. A mortalidade é de uma pessoa a cada 1.000. A tradução do nome do vírus reflete a condição de muitos dos atingidos: Chikungunya quer dizer "curvar-se ou contorcer-se ou aquele que se dobra" no idioma makonda da Tanzânia.

A doença manifesta-se com uma fase febril aguda que dura de dois a cinco dias, seguida de uma doença prolongada que afeta as articulações das extremidades. Uma parte dos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre seis meses e um ano.

Nos siga no Google Notícias