ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Crianças entram mais cedo na escola em MS, diz IBGE

Redação | 18/09/2009 09:51

Com os pais trabalhando, muitas vezes em duplas e até triplas jornadas, as crianças estão inciando a vida escolar mais cedo. Dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio), divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que o número de crianças de 4 a 5 anos de idade que frequentam escolas em Mato Grosso do Sul saltou 28% em apenas um ano.

Passou de 39 mil, em 2007, para 50 mil, no ano passado. Com as crianças indo mais novas para as salas de aula, a taxa de escolarização nesta faixa etária aumentou de 55,2% para 65,2%, em apenas um ano.

A psicopedagoga Vitória Regia Luna Góes, de 38 anos, trabalha há 10 anos na área e diz que é evidente que as crianças estão chegando mais cedo na escolinha. "A partir dos quatro meses de idade já temos crianças na educação infantil", diz a profissional, que é coordenadora da escola Curumim, localizada na Chácara Cachoeira.

Ela diz que a criança que está na escola, participando de atividades e socializando com outras, avança a largos passos no aprendizado. "Tem crianças com menos de cinco anos que já sabem ler", afirma. Muitas vezes os pais colocam a criança na escola em período integral, porque ambos trabalham o dia todo.

A especialista alerta, porém, que a família tem de ser participante, para garantir o vínculo afetivo. "Nos fins de semana os pais tem de se fazer presentes, levar as crianças para recreação, acompanhar", afirma.

Por outro lado, ela também lembra que é importante que a escola tenha um programa pedagógico e profissionais que identifiquem situações. Um exemplo é o da criança retraída.

A partir do momento que passa a frequentar a escola, essa criança pode ficar mais desenvolta ou o problema pode se agravar, se não for trabalhado.

Nos siga no Google Notícias