ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Crise boliviana causa morte em departamento de fronteira

Redação | 11/09/2008 14:40

Confronto entre grupos de oposição e camponeses que o apóiam o presidente Evo Morales causou uma morte hoje em Porvenir, no departamento de Pando, na fronteira entre a Bolívia e o Brasil.

O governo boliviano confirma apenas uma morte, mas o governo de Pando, que faz oposição à Morales, diz que houve duas vítimas fatais, e o jornal La Razón afirma que foram quatro mortes.

Em Tarija, confrontos deixaram ao menos 70 feridos ontem. Entre as vítimas estariam os dirigentes dos grupos contra e a favor de Morales, o camponês Luis Alfaro e o oposicionista Patricia Galarza. Os grupos se enfrentaram com paus e pedras, incendiaram um ônibus e invadiram imóveis.

Os protestos de grupos contrários ao governo federal têm se intensificado. Os grupos de oposição querem autonomia para os departamentos e exigem que governo devolva aos departamentos a renda oriunda da exploração petróleo, que desde janeiro vai para um programa nacional de assistência aos idosos.

Ontem o presidente Evo Morales, declarou que o embaixador americano em La Paz é "persona non grata" ao país por incentivar as iniciativas separatistas do grupos contrários ao governo boliviano.

Em Santa Cruz, sindicatos campesinos pró-Morales realizaram um cerco ao departamento e bloquearam os principais acessos para região.

Com informações do La Razón e do UOL

Nos siga no Google Notícias