ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Curso aborda inclusão de portadores de deficiência em atividades rurais

Francisco Júnior | 20/04/2012 09:44

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) desenvolve rotinas para a inclusão de portadores de necessidades especiais nas atividades do meio rural do Estado.

Nessa terceira semana do mês de abril 16 pessoas passam por treinamento com a finalidade de discutirem sobre posturas de acessibilidade dos portadores de necessidade aos eventos promovidos pela instituição. As atividades fazem parte do programa Apoena, palavra que na língua tupi-guarani que significa “aquele que enxerga longe”, e foi desenvolvido levando em consideração o número de deficientes inclusos no meio rural, sejam eles físicos, auditivos, mentais e visuais ou múltiplos.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em seu último levantamento agropecuário, cerca de dois milhões dos habitantes da zona rural brasileira são portadores de deficiência.

O curso do Senar/MS para os instrutores abordam princípios, estereótipos, rótulos, legislação mundial e brasileira, além de avaliações metodológicas com simulações orientadas por profissionais. Vídeos, textos,flip-chart, manual técnico do programa Apoena e outros itens fazem parte do material metodológico da capacitação da instituição.

Nos siga no Google Notícias