ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Doença que vitimou repórter mata um terço dos pacientes na hora

Christiane Reis | 21/10/2016 16:53
Michel Lorãn foi internado na quarta-feira (19). (Foto: Reprodução Facebook)
Michel Lorãn foi internado na quarta-feira (19). (Foto: Reprodução Facebook)

A doença que provocou a morte do repórter da TV Morena, Michel Lorãn, é considerada rara e silenciosa, apesar disso, na quarta-feira (19), quando o jornalista deu entrada na Santa Casa, uma jovem, de 28 anos, também chegou ao hospital com a mesma doença e segue internada. Apesar da coincidência, segundo a neurocirurgiã, Valéria Ribeiro, que atendeu Michel Lorãn, a maior incidência ocorre em mulheres e a faixa etária é entre 40 e 60 anos de idade.

Ela disse ainda que não existe fator de risco.“A pessoa já nasce com fragilidade na parede de uma das artérias cerebrais. Pode passar a vida sem saber que tem, pois o aneurisma não apresenta sintomas”, explicou. O paciente que tem o aneurisma pode ter o aumento brusco da pressão dentro do crânio, causando a hemorragia e fazendo um quadro de AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.

“Em média 1/3 dos pacientes que têm o sangramento por aneurisma morrem na hora; 1/3 dos casos em que ocorrem o sangramento o paciente vai óbito no hospital ou tem alta e segue com graves sequelas, mas também há um dado importante, 1/3 dos pacientes que têm o sangramento conseguem ter alta”, apontou.

A médica Valéria Ribeiro tem experiência de 25 anos. (Foto: Christiane Reis)
A médica Valéria Ribeiro tem experiência de 25 anos. (Foto: Christiane Reis)

Ela reforçou que a doença não apresenta sintomas, mas que é comum o paciente se queixar de dor de cabeça pouco tempo antes de ocorrer o sangramento, não tendo tempo hábil de investigar o motivo da dor.

Segundo a médica, que tem experiência de 25 anos em neurologia, os dados mostram que a doença não é comum, acometendo de 10 a 20 casos a cada 100 mil habitantes.

Caso Michel - Michel Lorãn morreu na noite desta quinta-feira (20) após um aneurisma. Ele trabalhava em Corumbá e passou mal na noite de quarta-feira (19). Michel foi socorrido pela avó e levado ao hospital da cidade, mas por causa da gravidade do caso foi transferido para a Santa Casa da Capital.

De acordo com o irmão de Michel, Vitor Lorãn, ele fez exercícios em casa durante a noite e em seguida foi tomar banho. No banheiro vomitou e desmaiou. O irmão acredita que ele tenha batido a cabeça.

Nos siga no Google Notícias