ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Eclipse lunar poderá ser observado em MS durante a madrugada

Ricardo Campos Jr. | 20/12/2010 18:06

Quanto mais a oeste do Brasil melhor o fenômeno poderá ser visto

Várias fases poderão ser observadas em diferentes horários. (Foto: Climatempo)
Várias fases poderão ser observadas em diferentes horários. (Foto: Climatempo)

Um eclipse lunar total irá marcar o dia da chegada do verão no hemisfério sul e poderá ser observado de maneira completa em Mato Grosso do Sul durante a madrugada de amanhã, dia 21, a partir das 2h29.

De acordo com informações do site Climatempo, eclipse é um fenômeno em que um corpo celeste deixa de ser visível, total ou parcialmente, por curto espaço de tempo. No caso do eclipse lunar, a terra se posiciona entre o satélite natural e o sol, proporcionando um espetáculo que tem diversas fases.

Inicialmente acontece o eclipse chamado penumbral, em que a lua diminui sensivelmente de brilho. Pessoas que moram em cidades com muita poluição luminosa não conseguem observar esse momento.

Em seguida, a sombra começa a ser projetada no satélite natural, que passa a apresentar um aspecto “cortado”, de acordo com a explicação do site Climatempo. Em seguida acontece o eclipse total, parte de maior beleza do fenômeno, em que a lua ganha uma coloração avermelhada.

Quanto mais a oeste do Brasil mais fases do eclipse poderão ser observadas, de acordo com o portal Climatempo. Isso coloca Mato Grosso do Sul em uma posição privilegiada e quem olhar para o céu durante a noite poderá acompanhar todas as fases.

Horários - A entrada da lua na penumbra será às 2h29 (horário de Brasília). Às 3h32 começa o eclipse parcial e às 4h40 o total. O ponto máximo do fenômeno será às 5h16 e deve permanecer por pouco mais de meia hora. O fim do eclipse total será às 5h53, já o término da fase parcial, às 7h01 e a saída da lua da penumbra será às 8h04.

Nos siga no Google Notícias